MÓDULO 8 - MTS - CCB
Douglas Barcala • 17 de fevereiro de 2021
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB
FRASES
Assim como em uma poesia os versos obedecem à métrica e normalmente se dividem de acordo com a pontuação gramatical, também na música deve-se unir as notas em pequenos grupos para se formar uma idéia musical completa, à qual se dá o nome de
frase.
FRASEOLOGIA
é o estudo das frases que permite compreender e bem executar lições de métodos e hinos. É obtido através das respirações, acentuações métricas, motivos, semifrases, ritmos iniciais e terminações das frases.
MOTIVO
É o trecho de uma obra musical que nos faz reconhecer a melodia da música, do hino, etc.
O Motivo
é o ponto de partida da frase musical e pode ser de qualquer tamanho; serão chamados nos estudos seguintes de grupos rítmicos.

SEMIFRASE
É a combinação de dois ou três motivos. A semifrase
é também a divisão da frase.

Obs.: No Hinário, normalmente os sinais de respiração indicam as frases (vírgula normal) e as semifrases (vírgula menor).
RITMOS INICIAIS
Na poesia nem sempre o acento tônico está na 1ª sílaba do verso. Para que o acento tônico coincida com o tempo forte do compasso na frase musical, os ritmos iniciais das frases ou semifrases
podem ser: téticos, anacrúsicos ou acéfalos.
RITMO TÉTICO - Inicia no tempo forte. Compasso Completo.

RITMO ANACRÚSICO
ou PRÓ-TÉTICO
- inicia no tempo fraco. Compasso incompleto.

RITMO ACÉFALO
ou PÓS-TÉTICO
- inicia por um contra tempo (não tem parte forte do tempo). Pode ser completo ou incompleto.

Nota: Na maioria dos hinos que iniciam em compasso incompleto, o último compasso completa os tempos faltantes, todavia, isso não é obrigatório (Ex.: Hino 362).
TERMINAÇÃO DAS FRASES
A terminação das frases ou semifrases é determinada pela posição do acento tônico musical, esse acento nem sempre coincide com a última nota da frase ou semifrase.
A terminação pode ser masculina
ou feminina.
Masculina
- quando o acento tônico está na última nota (tempo forte).
Feminina
- quando o acento tônico não está na última nota.

Para a finalização das frases devem ser consideradas a acentuação métrica musical e principalmente a intensidade, isto é, diminuição gradual do som, tanto no solfejo quanto na execução de hinos, lições de métodos, etc.
BI-SUBDIVISÃO DOS TEMPOS
Bi-subdivisão
é a divisão da subdivisão.

Instruções para o solfejo das bi-subdivisões:
1º LINGUAGEM RÍTMICA:
Cante as sílabas “Tá-fa-Ti-fi”
para as bi-subdivisões
obedecendo os acentos métricos. O gesto da mão deve ser de baixo para cima, sem interromper o movimento. subdivida proporcionalmente o tempo em partes iguais, pronunciando as sílabas em sincronia com o gesto da mão.
2º SOLFEJO:
Substitua o movimento da mão pelo gesto da marcação dos compassos para o solfejo
(conforme figuras abaixo) e fale o nome das notas.

ESTUDOS DAS BI-SUBDIVISÕES
Grupos Rítmicos para estudos da BI-Subdivisão.

E vamos terminando o Módulo 8 do MTS.
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Ah, uma última coisa. Nós também temos
Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MTS (Método de Teoria e Solfejo da CCB), então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.
Finalizando por aqui, espero que o artigo tenha lhe ajudado em algo, e qualquer coisa, basta entrar em contato com a gente. 😉
Deus abençoe e Bons estudos!
Att
Douglas Barcala
Bibliografia:
Alguns conceitos publicados no Método de Teoria e Solfejo com aplicação no Hinário foram retirados de outras obras de cunho didático.
- MACHADO, Rafael Coelho. ABC Musical.
- LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria Elementar da Música.
- PRIOLLI, Maria Luísa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. (1º e 2º Vol.)
- GIOS, Maria Helena Maestre. Percepção e Comunicação Visual - Estudo do Ritmo.
- ARCANJO, Samuel. Lições Elementares de Teoria Musical.
- MED, Bohumil. Teoria da Música.
- HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos.
- GIARDINI, Mônica. Caderno de Regência. 2009.
- BONA, Paschoal. Método Completo de Divisão Musical.
- ALVES, Luciano. Teoria Musical - Lições Essenciais.
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