MÓDULO 8 - MTS - CCB

Douglas Barcala • 17 de fevereiro de 2021
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB

FRASES

Assim como em uma poesia os versos obedecem à métrica e normalmente se dividem de acordo com a pontuação gramatical, também na música deve-se unir as notas em pequenos grupos para se formar uma idéia musical completa, à qual se dá o nome de frase.

FRASEOLOGIA é o estudo das frases que permite compreender e bem executar lições de métodos e hinos. É obtido através das respirações, acentuações métricas, motivos, semifrases, ritmos iniciais e terminações das frases.

MOTIVO

É o trecho de uma obra musical que nos faz reconhecer a melodia da música, do hino, etc.

O Motivo é o ponto de partida da frase musical e pode ser de qualquer tamanho; serão chamados nos estudos seguintes de grupos rítmicos.

SEMIFRASE

É a combinação de dois ou três motivos. A semifrase é também a divisão da frase.
Obs.: No Hinário, normalmente os sinais de respiração indicam as frases (vírgula normal) e as semifrases (vírgula menor).

RITMOS INICIAIS

Na poesia nem sempre o acento tônico está na 1ª sílaba do verso. Para que o acento tônico coincida com o tempo forte do compasso na frase musical, os ritmos iniciais das frases ou semifrases podem ser: téticos, anacrúsicos ou acéfalos.

RITMO TÉTICO -  Inicia no tempo forte. Compasso Completo.
RITMO ANACRÚSICO ou PRÓ-TÉTICO - inicia no tempo fraco. Compasso incompleto.
RITMO ACÉFALO ou PÓS-TÉTICO - inicia por um contra tempo (não tem parte forte do tempo). Pode ser completo ou incompleto.
Nota: Na maioria dos hinos que iniciam em compasso incompleto, o último compasso completa os tempos faltantes, todavia, isso não é obrigatório (Ex.: Hino 362).

TERMINAÇÃO DAS FRASES

A terminação das frases ou semifrases é determinada pela posição do acento tônico musical, esse acento nem sempre coincide com a última nota da frase ou semifrase.

A terminação pode ser masculina ou feminina.

Masculina - quando o acento tônico está na última nota (tempo forte).
Feminina - quando o acento tônico não está na última nota.
Para a finalização das frases devem ser consideradas a acentuação métrica musical e principalmente a intensidade, isto é, diminuição gradual do som, tanto no solfejo quanto na execução de hinos, lições de métodos, etc.

BI-SUBDIVISÃO DOS TEMPOS

Bi-subdivisão é a divisão da subdivisão.
Instruções para o solfejo das bi-subdivisões:

1º LINGUAGEM RÍTMICA: Cante as sílabas “Tá-fa-Ti-fi” para as bi-subdivisões obedecendo os acentos métricos. O gesto da mão deve ser de baixo para cima, sem interromper o movimento. subdivida proporcionalmente o tempo em partes iguais, pronunciando as sílabas em sincronia com o gesto da mão.

2º SOLFEJO: Substitua o movimento da mão pelo gesto da marcação dos compassos para o solfejo (conforme figuras abaixo) e fale o nome das notas.

ESTUDOS DAS BI-SUBDIVISÕES

Grupos Rítmicos para estudos da BI-Subdivisão.
E vamos terminando o Módulo 8 do MTS.

Você pode encontrar muito mais conteúdo em nossas redes, então vou deixar listado aqui alguns links bem importantes:

Assine nosso canal do Youtube.
Curta a nossa página no Facebook.
Curta a nossa página no Instagram.
Conheça mais conteúdos no nosso Blog

Caso você tenha alguma dúvida, você pode deixar nos comentários aqui embaixo que iremos lhe responder. Caso você tenha uma sugestão para melhora este artigo, também pode nos falar que podemos ir atualizando esse texto com o tempo, para que vocês sempre tenham um conteúdo atualizado.

Ah, uma última coisa. Nós também temos Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MTS (Método de Teoria e Solfejo da CCB), então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.


Finalizando por aqui, espero que o artigo tenha lhe ajudado em algo, e qualquer coisa, basta entrar em contato com a gente. 😉

Deus abençoe e Bons estudos!

Att

Douglas Barcala
 
Bibliografia:

Alguns conceitos publicados no Método de Teoria e Solfejo com aplicação no Hinário foram retirados de outras obras de cunho didático.

  1. MACHADO, Rafael Coelho. ABC Musical.
  2. LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria Elementar da Música.
  3. PRIOLLI, Maria Luísa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. (1º e 2º Vol.)
  4. GIOS, Maria Helena Maestre. Percepção e Comunicação Visual - Estudo do Ritmo.
  5. ARCANJO, Samuel. Lições Elementares de Teoria Musical.
  6. MED, Bohumil. Teoria da Música.
  7. HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos.
  8. GIARDINI, Mônica. Caderno de Regência. 2009.
  9. BONA, Paschoal. Método Completo de Divisão Musical.
  10. ALVES, Luciano. Teoria Musical - Lições Essenciais.

DESCUBRA COMO 1.600 MÚSICOS ENTRE IRMÃOS E IRMÃS

SE OFICIALIZARAM NA CCB

Nossa metodologia SIMPLES, CLARA e OBJETIVA, vai te ensinar TEORIA MUSICAL para ser APROVADO no TESTE DE OFICIALIZAÇÃO!

CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - MTS E MSA CCB

Dicas do Método Simplificado de Aprendizagem Musical - MSA - CCB

Por Douglas Barcala 31 de janeiro de 2023
Fase 16 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
Por Douglas Barcala 30 de janeiro de 2023
Fase 15 Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
Por Douglas Barcala 29 de janeiro de 2023
Fase 14 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
Mais Postagens