Fase 14 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB

Douglas Barcala • 29 de janeiro de 2023
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB

CURSO GRATUITO do msa da ccb - fase 14

método simplificado de aprendizagem musical

Olá, como vai? Meu nome é Douglas Barcala, sou saxofonistaprofessor de Teoria Musical e criador do Curso de Teoria Musical voltado ao MTS e MSA da CCB, maior escola de música online onde já formou mais de 1.600 alunos em Teoria Musical de  uma forma Simples, Clara e Objetiva.


Hoje vamos conhecer um pouco da Fase 14 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) novo Metodo de Teria Musical ensinado pela CCB.


Para você que ainda não é nosso aluno preparamos um curso especial totalmente gratuito de Introdução ao Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) para ter acesso se inscreva na nossa comunidade no botão abaixo.

CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO MSA

Diferente do Formato no MTS (Método de Teoria e Solfejo) capa azul onde se trabalhava através de módulos o MSA traz a metodologia de Fases.

Nessa fase o MSA vai trabalhar os seguintes temas:


14.1 - Notas pontuadas - diferenças na subdivisão

14.1 - Notas pontuadas - diferenças na subdivisão


A métrica musical, especialmente no que se refere à proporção entre as figuras, deve ser sempre respeitada. Por isso é importante a atenção na métrica em determinadas figuras para não acontecer um erro de execução, como é o caso da colcheia pontuada seguida de semicolcheia:

Para a execução correta dessas duas notas, é necessário compreender a sua subdivisão:

Dessa forma, se fôssemos escrever a colcheia pontuada com semicolcheia de maneira bi-subdividida, ficaria assim, soando exatamente igual:

O que pode acontecer, e de maneira equivocada, é o intérprete aumentar o valor da semicolcheia, realizando um movimento de tercina, ou diminuir o valor dessa semicolcheia, transformando-a numa fusa:

Outro caso de possível execução métrica equivocada ocorre quando as figuras musicais são grafadas de modo idêntico, mas têm diferença na velocidade da sua subdivisão. O intérprete deve ficar atento a elas.



É o caso, por exemplo, da colcheia pontuada seguida de semicolcheia nos compassos abaixo:

Escritas de maneira idêntica, aparentemente teriam a mesma métrica de execução. Mas isso não acontece em razão da velocidade da sua subdivisão em semicolcheias.



Veja, por exemplo, a velocidade da subdivisão desses dois hinos, na velocidade média:

Perceba que a velocidade da subdivisão em semicolcheias do hino 19 (velocidade de 72 semínimas equivale a 288 semicolcheias) é bem maior do que a velocidade da subdivisão em semicolcheias do hino 118 (velocidade de 108 colcheias equivale a 216 semicolcheias).


Apesar disso, eventualmente o músico pode realizar uma leitura equivocada da divisão métrica do hino 118 (compasso 6/8), tocando a colcheia pontuada seguida de semicolcheia como se estivesse lendo essas figuras no hino 19 (compasso 4/4), o que leva a uma modificação métrica da semicolcheia no hino 118, que passa a soar como uma fusa.


Veja como isso soaria de maneira incorreta no hino 118:

Por esse motivo, o músico deve ficar atento à proporção correta das notas pontuadas de acordo com a velocidade dessa subdivisão, ainda que a grafia seja idêntica.

E vamos terminando aqui o conteudo descrito no Fase 14 do MSA.


Você pode encontrar muito mais conteúdo em nossas redes, então vou deixar listado aqui alguns links bem importantes:


Assine nosso canal do Youtube.

Curta a nossa página no Facebook.

Curta a nossa página no Instagram.

Conheça mais conteúdos no nosso Blog


Caso você tenha alguma dúvida, você pode deixar nos comentários aqui embaixo que iremos lhe responder. Caso você tenha uma sugestão para melhora este artigo, também pode nos falar que podemos ir atualizando esse texto com o tempo, para que vocês sempre tenham um conteúdo atualizado.


Ah, uma última coisa. Nós também temos Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MSA , então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.


CLIQUE AQUI PARA CONHECER O NOSSO CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL VOLTADO A CCB


Deus a abençoe a todos e fiquem todos com a Santa Paz de Deus!


Atenciosamente


Douglas Barcala

Professor e Coordenador dos Cursos da Congregar

DESCUBRA COMO 1.600 MÚSICOS ENTRE IRMÃOS E IRMÃS

SE OFICIALIZARAM NA CCB

Nossa metodologia SIMPLES, CLARA e OBJETIVA, vai te ensinar TEORIA MUSICAL para ser APROVADO no TESTE DE OFICIALIZAÇÃO!

CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - MTS E MSA CCB

Dicas do Método Simplificado de Aprendizagem Musical - MSA - CCB

Por Douglas Barcala 31 de janeiro de 2023
Fase 16 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
Por Douglas Barcala 30 de janeiro de 2023
Fase 15 Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
Por Douglas Barcala 28 de janeiro de 2023
Fase 13 Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
Mais Postagens