Fase 14 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
CURSO GRATUITO do msa da ccb - fase 14
método simplificado de aprendizagem musical

Olá, como vai? Meu nome é Douglas Barcala, sou saxofonista, professor de Teoria Musical e criador do Curso de Teoria Musical voltado ao MTS e MSA da CCB, maior escola de música online onde já formou mais de 1.600 alunos em Teoria Musical de uma forma Simples, Clara e Objetiva.
Hoje vamos conhecer um pouco da Fase 14 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) novo Metodo de Teria Musical ensinado pela CCB.
Para você que ainda não é nosso aluno preparamos um curso especial
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Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA)
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Diferente do Formato no MTS (Método de Teoria e Solfejo) capa azul onde se trabalhava através de módulos o
MSA traz a metodologia de Fases.
Nessa fase o MSA vai trabalhar os seguintes temas:
14.1 -
Notas pontuadas - diferenças na subdivisão
14.1 - Notas pontuadas - diferenças na subdivisão
A métrica musical, especialmente no que se refere à proporção entre as figuras, deve ser sempre respeitada. Por isso é importante a atenção na métrica em determinadas figuras para não acontecer um erro de execução, como é o caso da colcheia pontuada seguida de semicolcheia:

Para a execução correta dessas duas notas, é necessário compreender a sua subdivisão:

Dessa forma, se fôssemos escrever a colcheia pontuada com semicolcheia de maneira bi-subdividida, ficaria assim, soando exatamente igual:

O que pode acontecer, e de maneira equivocada, é o intérprete aumentar o valor da semicolcheia, realizando um movimento de tercina, ou diminuir o valor dessa semicolcheia, transformando-a numa fusa:

Outro caso de possível execução métrica equivocada ocorre quando as figuras musicais são grafadas de modo idêntico, mas têm diferença na velocidade da sua subdivisão. O intérprete deve ficar atento a elas.
É o caso, por exemplo, da colcheia pontuada seguida de semicolcheia nos compassos abaixo:

Escritas de maneira idêntica, aparentemente teriam a mesma métrica de execução. Mas isso não acontece em razão da velocidade da sua subdivisão em semicolcheias.
Veja, por exemplo, a velocidade da subdivisão desses dois hinos, na velocidade média:

Perceba que a velocidade da subdivisão em semicolcheias do hino 19 (velocidade de 72 semínimas equivale a 288 semicolcheias) é bem maior do que a velocidade da subdivisão em semicolcheias do hino 118 (velocidade de 108 colcheias equivale a 216 semicolcheias).
Apesar disso, eventualmente o músico pode realizar uma leitura equivocada da divisão métrica do hino 118 (compasso 6/8), tocando a colcheia pontuada seguida de semicolcheia como se estivesse lendo essas figuras no hino 19 (compasso 4/4), o que leva a uma modificação métrica da semicolcheia no hino 118, que passa a soar como uma fusa.
Veja como isso soaria de maneira incorreta no hino 118:

Por esse motivo, o músico deve ficar atento à proporção correta das notas pontuadas de acordo com a velocidade dessa subdivisão, ainda que a grafia seja idêntica.
E vamos terminando aqui o conteudo descrito no Fase 14 do MSA.
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Deus a abençoe a todos e fiquem todos com a Santa Paz de Deus!
Atenciosamente
Douglas Barcala
Professor e Coordenador dos Cursos da Congregar
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