MÓDULO 6 - MTS - CCB
Douglas Barcala • 19 de fevereiro de 2021
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB
INTERVALO
É a distância entre dois sons.
São chamados de intervalos ou saltos de 2ª, 3ª,4ª,5ª,6ª,7ª,8ª,9ª, etc.
Intervalos acima de 8ª (9ª, 10ª, 11ª, etc) são chamados de intervalos compostos.
SEMITOM -
é o menor intervalo entre dois sons que se utiliza na música ocidental (½ tom).
Os semitons podem ser Diatônicos ou Cromáticos.
SEMITOM DIATÔNICO
- é formado por notas de nome e sons diferentes.

SEMITOM CROMÁTICO
- é formado por notas de nomes iguais e sons diferentes.

TOM
- é o intervalo de som formado por dois semitons.

UNÍSSONO
- são dois sons de mesma altura, podem ter nomes de notas iguais ou diferentes.

ENARMÔNICOS
- é o intervalo uníssono com nomes de notas diferentes.

O intervalo pode ser: MELÓDICO
ou HARMÔNICO.
MELÓDICO
- quando as notas são ouvidas ou tocadas sucessivamente
Pode ser:
- ASCENDENTE, quando a primeira nota for a MAIS GRAVE.
- DESCENDENTE, quando a primeira nota for a MAIS AGUDA.
HARMÔNICO
- quando as notas são ouvidas ou tocadas simultaneamente. Devem ser lidas de baixo pra cima.

O intervalo também pode ser classificado quanto ao numero de semitons: MAIOR, MENOR, JUSTO, AUMENTADO ou DIMINUTO.

MELODIA
É o elemento que movimenta os sons sucessivamente.
No pentagrama é representada de forma horizontal.
HARMONIA
É o elemento que movimenta os sons simultaneamente.
No pentagrama é representada de forma vertical.
Nota: No Hinário a melodia principal é chamada SOPRANO e as vozes que compõem a harmonia são: CONTRALTO, TENOR e BAIXO que, tocados ou cantadas separadamente, também caracterizam uma melodia.

ACORDE -
é a escrita ou a execução de dois ou mais sons simultaneamente.
os acordes são formados a partir do som mais grave e devem ser lidos de baixo para cima.
ARPEJO - (arpeggio)
é a execução sucessiva das notas de um acorde.
SINAIS DE ALTERAÇÃO
São sinais colocados antes de notas e modificam a sua altura.
Também são chamados de ACIDENTES.

ESCALA CROMÁTICA
É a escala de doze sons, formada por semitons cromáticos e diatônicos.
Para a escala ascendente utiliza-se SUSTENIDOS
e para a descendente BEMÓIS.

FERMATA
É o sinal que se coloca acima ou abaixo das notas, pausas ou barras de compasso e serve para prolongar o som ou silêncio por tempo indeterminado, além do seu próprio valor.
Também pode ser chamada de COROA
ou INFINITO. No Hinário só encontramos fermatas em notas.
Quando colocada sobre uma pausa chama-se SUSPENSÃO; quando colocada sobre a barra de compasso, indica uma pequena INTERRUPÇÃO
entre dois sons (CESURA).
O gesto da mão para representar a fermata deve ter movimento circular.

As fermatas podem ser: SUSPENSIVAS ou CONCLUSIVAS.
SUSPENSIVA (1) - quando aparece durante o período ou trecho musical (duração curta)
CONCLUSIVA (2) - quando aparece no final de um período (duração longa).
E vamos terminando o Módulo 6 do MTS.
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Ah, uma última coisa. Nós também temos
Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MTS (Método de Teoria e Solfejo da CCB), então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.
Finalizando por aqui, espero que o artigo tenha lhe ajudado em algo, e qualquer coisa, basta entrar em contato com a gente. 😉
Deus abençoe e Bons estudos!
Att
Douglas Barcala
Bibliografia:
Alguns conceitos publicados no Método de Teoria e Solfejo com aplicação no Hinário foram retirados de outras obras de cunho didático.
- MACHADO, Rafael Coelho. ABC Musical.
- LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria Elementar da Música.
- PRIOLLI, Maria Luísa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. (1º e 2º Vol.)
- GIOS, Maria Helena Maestre. Percepção e Comunicação Visual - Estudo do Ritmo.
- ARCANJO, Samuel. Lições Elementares de Teoria Musical.
- MED, Bohumil. Teoria da Música.
- HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos.
- GIARDINI, Mônica. Caderno de Regência. 2009.
- BONA, Paschoal. Método Completo de Divisão Musical.
- ALVES, Luciano. Teoria Musical - Lições Essenciais.
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