MÓDULO 5 - MTS - CCB
Douglas Barcala • 20 de fevereiro de 2021
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB
SOLFEJO
Consiste em falar ( ou cantar ) o nome das notas musicais, marcando o ritmo com a mão, obedecendo seus valores (e altura).
A marcação dos compassos que serve para indicar os tempos segue em padrão universal, aos que regem coro, orquestra ou banda e aos candidatos ao solfejar.
Tradicionalmente utiliza-se para solfejo a marcação dos compassos, conforme desenhos abaixo; sugere-se essa forma de marcação apenas para a LINGUAGEM RÍTMICA.

A forma de marcação acima facilita o entendimento da subdivisão dos tempos, porém pode induzir a uma acentuação equivocada( todos os tempos ficam marcados com a mesma acentuação), tanto no solfejo, quanto na execução musical.
No SOLFEJO
sugere-se adotar o padrão abaixo, em função da facilidade em observar e aplicar a acentuação métrica corretamente.


RESPIRAÇÃO
Para produzir som de boa qualidade ao solfejar, cantar ou tocar instrumento é necessário ter uma quantidade de ar muito maior do que para falar..
Exercícios de respiração
devem fazer parte da rotina diária de estudo, tanto para os instrumentistas de sopro, quanto para os de cordas e de teclados que, ao tocarem, deverão também interromper o som para que haja coincidência nas respirações.
Nos próximos estudos serão adotados sinais de respirações iguais às utilizadas no Hinário:
Virgula maior ,
empregada nos fins de frases e indica uma respiração normal
Vírgula menor ,
usada nas semifrases e indica uma respiração curta
Nota: Ler no Hinário “ instruções de utilização do Hinário - Respirações”
EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO
- Fique em pé ou sentado com as costas reta e pernas descruzadas.
- Os exercícios de respiração abrangem três fases: Inspiração, Suspensão e Expiração, que devem ser feitos pela boca mantendo assim a garganta aberta. A isto se dá o nome de RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA.
NOTA: Diafragma é um músculo que separa a cavidade abdominal da torácica; é o principal responsável pela respiração dos seres humanos
1. INSPIRAÇÃO
- Faça a inspiração de forma calma, relaxada e constante.
- Inspire a maior quantidade de ar possível e sinta uma sensação de quem quer “bocejar”.
- Evite tensão e rigidez.
A inspiração
divide-se em três etapas:
- REGIÃO ABDOMINAL:
Coloque as mãos sobre o abdômen e sinta o ar inflando.
- REGIÃO INTERCOSTAL:
Sinta o ar indo para a parte superior das costas.
- REGIÃO PEITORAL:
Por último sinta o peito inflando.
2. SUSPENSÃO
- Segure o ar através dos diafragma: a sensação deve ser igual à que retraímos o abdômen, prevendo um golpe.
- Fique relaxado e com a garganta aberta, como se fosse continuar a inspirar
3. EXPIRAÇÃO
- Expire relaxadamente e bem devagar. Procure manter um fluxo de ar constante.
- Pense que vc tem que dizer “OOOO” com a garganta bem aberta
durante o exercício.
OBS.: Os exercícios de respiração poderão ser realizados independentemente dos estudos de solfejo. O bom desempenho nestes exercícios ajudará o candidato a uma boa interpretação em seus instrumentos, como também no solfejo e no cantar dos hinos.
EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO
- Para desenvolver a capacidade respiratória, repita diversas vezes cada série.
OBS.: Evite esforços desnecessários. Sentindo tontura durante os exercícios, interrompa imediatamente a série; sente-se ou deite-se para evitar acidentes.
- Utilize o metrônomo em 60 bpm.

ORIENTAÇÕES PARA O SOLFEJO
- Inicialmente exercite os gestos da marcação dos compassos até fazê-los com firmeza.
- Em seguida, repita os gestos com o uso do metrônomo (60 bpm), pois ele proporciona a regularidade das batidas. Exercite também em outras velocidades.
- O gesto para marcação dos compassos deve ser sempre com a mão direita (mesmo não sendo destro), pois na regência a mão direita marca os tempos e a esquerda, a expressão.
- É importante, antes de iniciar o solfejo de cada lição, hino, etc, que haja uma respiração
e um gesto preparatório (LEVARE),
que equivalem à unidade de tempo.

OBS.: O movimento do gesto preparatório indicará a velocidade do solfejo (Andamento).
E vamos terminando o Módulo 5 do MTS.
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Ah, uma última coisa. Nós também temos
Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MTS (Método de Teoria e Solfejo da CCB), então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.
Finalizando por aqui, espero que o artigo tenha lhe ajudado em algo, e qualquer coisa, basta entrar em contato com a gente. 😉
Deus abençoe e Bons estudos!
Att
Douglas Barcala
Bibliografia:
Alguns conceitos publicados no Método de Teoria e Solfejo com aplicação no Hinário foram retirados de outras obras de cunho didático.
- MACHADO, Rafael Coelho. ABC Musical.
- LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria Elementar da Música.
- PRIOLLI, Maria Luísa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. (1º e 2º Vol.)
- GIOS, Maria Helena Maestre. Percepção e Comunicação Visual - Estudo do Ritmo.
- ARCANJO, Samuel. Lições Elementares de Teoria Musical.
- MED, Bohumil. Teoria da Música.
- HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos.
- GIARDINI, Mônica. Caderno de Regência. 2009.
- BONA, Paschoal. Método Completo de Divisão Musical.
- ALVES, Luciano. Teoria Musical - Lições Essenciais.
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