MÓDULO 11 - MTS - CCB

Douglas Barcala • 14 de fevereiro de 2021
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB

ANDAMENTO

 É a velocidade que se emprega na música e regula a duração dos sons.
Consideram-se três tipos de Andamentos: lentos, moderados e rápidos.
Conforme vimos no 3º Módulo, o andamento pode ser determinado pelo metrônomo e no Hinário eles vem indicados acima do 1º pentagrama ou período.
Agógica – é variação do andamento de uma obra musical que poderá ser momentânea, parcial; normalmente é indicada através de palavras abreviadas:
Abreviatura Corresponde Indica
accel. Accelerando Apressando
rall. Rallentando Redução gradativa
poco rall. Poco rallentando pequena redução gradativa
rit. Ritenuto Reter o andamento
Ad lib./A piacere Ad libitum/A piacere Interpretação livre / à vontade
in tempo a tempo retomada do tempo inicial
senza rall. Senza rallentando não ralentar
Nota 1: Em alguns hinos, aparece o termo “poco rall.” que significa pouco rallentando.
Deve-se reduzir o andamento gradativamente, a partir da letra “p”.

Nota 2: Ler “Instruções de utilização do Hinário – Velocidade e Interpretação dos hinos”.

DINÂMICA

É a variação de intensidade dos sons. Como vimos no 1º Módulo, intensidade é a propriedade de um som ser fraco ou forte; a Dinâmica faz variar o volume de som e é indicada pelas seguintes palavras abreviadas ou sinais:
Abreviatura Corresponde Indica
ppp molto pianíssimo Extremamente suave
pp pianíssimo Muito suave
p piano Suave
mp mezzo-piano Meio suave
mf mezzo-forte Meio forte
f forte Forte
ff fortíssimo Muito forte
fff molto fortíssimo Extremamente forte
< crescendo Aumentando o som
> decrescendo Diminuindo o som

DINÂMICA

É a maneira como se pronuncia as notas musicais. Articular é pronunciar com distinção e clareza (grupos rítmicos ou melódico) para tornar o discurso musical inteligível.

Cada família de instrumentos ou voz usa recursos distintos para criar as articulações, porém sem interromper a melodia ou fala, portanto, não deve haver respiração entre as notas.

Para determinar as diversas articulações utiliza-se pontos de diminuição, sinais ou palavras:

Legato – é a execução ligada. As notas devem ser tocadas com o valor exato sem que haja silêncio entre elas. Deve ser utilizada nas ligaduras de valor e de portamento.
Stacatto – é a execução de sons destacados (stacatto simples). As notas devem ser tocadas com a ½ do seu valor, a outra ½ é pausa. “Stacatto” palavra em italiano que significa “destacado”. Nos métodos e partituras para as Cordas, normalmente se utiliza a palavra em francês “Detaché”.
Portato ou Non Legato – é a execução semiligada (stacatto brando). As notas devem ser tocadas com ¾ do seu valor, o restante é pausa. No Hinário para as Cordas esta articulação está indicada com sinal dupla arcada.
Tenuto – é a execução sustentada da intensidade e do valor completo da nota. Deve-se evitar a sua utilização nos hinos, pois pode produzir o defeito no som conhecido como “efeito barriga”.
Martelato – é a execução com acento muito forte com a batida de um martelo. As notas devem ser tocadas com ¼ do seu valor e o restante é pausa. Provoca um efeito seco.

Articulação não utilizada nos hinos, pois não se identifica com caráter sacro.
Obs.: As silabas utilizadas nos exemplos acima para as diversas articulações são meramente ilustrativas. O candidato deverá seguir a orientação de seu instrutor.

E vamos terminando o Módulo 11 do MTS.

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Ah, uma última coisa. Nós também temos Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MTS (Método de Teoria e Solfejo da CCB), então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.


Finalizando por aqui, espero que o artigo tenha lhe ajudado em algo, e qualquer coisa, basta entrar em contato com a gente. 😉

Deus abençoe e Bons estudos!

Att

Douglas Barcala
 
Bibliografia:

Alguns conceitos publicados no Método de Teoria e Solfejo com aplicação no Hinário foram retirados de outras obras de cunho didático.

  1. MACHADO, Rafael Coelho. ABC Musical.
  2. LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria Elementar da Música.
  3. PRIOLLI, Maria Luísa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. (1º e 2º Vol.)
  4. GIOS, Maria Helena Maestre. Percepção e Comunicação Visual - Estudo do Ritmo.
  5. ARCANJO, Samuel. Lições Elementares de Teoria Musical.
  6. MED, Bohumil. Teoria da Música.
  7. HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos.
  8. GIARDINI, Mônica. Caderno de Regência. 2009.
  9. BONA, Paschoal. Método Completo de Divisão Musical.
  10. ALVES, Luciano. Teoria Musical - Lições Essenciais.

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