MÓDULO 11 - MTS - CCB
Douglas Barcala • 14 de fevereiro de 2021
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB
ANDAMENTO
É a velocidade que se emprega na música e regula a duração dos sons.
Consideram-se três tipos de Andamentos: lentos, moderados e rápidos.
Conforme vimos no 3º Módulo, o andamento pode ser determinado pelo metrônomo e no Hinário eles vem indicados acima do 1º pentagrama ou período.
Agógica – é variação do andamento de uma obra musical que poderá ser momentânea, parcial; normalmente é indicada através de palavras abreviadas:
Abreviatura | Corresponde | Indica |
---|---|---|
accel. | Accelerando | Apressando |
rall. | Rallentando | Redução gradativa |
poco rall. | Poco rallentando | pequena redução gradativa |
rit. | Ritenuto | Reter o andamento |
Ad lib./A piacere | Ad libitum/A piacere | Interpretação livre / à vontade |
in tempo | a tempo | retomada do tempo inicial |
senza rall. | Senza rallentando | não ralentar |

Nota 1:
Em alguns hinos, aparece o termo “poco rall.”
que significa pouco rallentando.
Deve-se reduzir o andamento gradativamente, a partir da letra “p”.
Nota 2:
Ler “Instruções de utilização do Hinário – Velocidade e Interpretação dos hinos”.
DINÂMICA
É a variação de intensidade dos sons. Como vimos no
1º Módulo, intensidade
é a propriedade de um som ser fraco ou forte; a Dinâmica faz variar o volume de som
e é indicada pelas seguintes palavras abreviadas ou sinais:
Abreviatura | Corresponde | Indica |
---|---|---|
ppp | molto pianíssimo | Extremamente suave |
pp | pianíssimo | Muito suave |
p | piano | Suave |
mp | mezzo-piano | Meio suave |
mf | mezzo-forte | Meio forte |
f | forte | Forte |
ff | fortíssimo | Muito forte |
fff | molto fortíssimo | Extremamente forte |
< | crescendo | Aumentando o som |
> | decrescendo | Diminuindo o som |
DINÂMICA
É a maneira como se pronuncia as notas musicais.
Articular é pronunciar com distinção e clareza
(grupos rítmicos ou melódico) para tornar o discurso musical inteligível.
Cada família de instrumentos ou voz usa recursos distintos para criar as articulações, porém sem interromper a melodia ou fala, portanto, não deve haver respiração entre as notas.
Para determinar as diversas articulações utiliza-se pontos de diminuição, sinais ou palavras:
Legato – é a execução ligada.
As notas devem ser tocadas com o valor exato sem que haja silêncio entre elas. Deve ser utilizada nas ligaduras de valor e de portamento.

Stacatto
– é a execução de sons destacados (stacatto simples). As notas devem ser tocadas com a ½ do seu valor, a outra ½ é pausa. “Stacatto” palavra em italiano que significa “destacado”. Nos métodos e partituras para as Cordas, normalmente se utiliza a palavra em francês “Detaché”.

Portato ou Non Legato
– é a execução semiligada (stacatto brando).
As notas devem ser tocadas com ¾ do seu valor, o restante é pausa. No Hinário para as Cordas esta articulação está indicada com sinal dupla arcada.

Tenuto
– é a execução sustentada da intensidade
e do valor completo da nota. Deve-se evitar a sua utilização nos hinos, pois pode produzir o defeito no som conhecido como “efeito barriga”.

Martelato
– é a execução com acento muito forte com a batida de um martelo.
As notas devem ser tocadas com ¼ do seu valor e o restante é pausa. Provoca um efeito seco.
Articulação não utilizada nos hinos, pois não se identifica com caráter sacro.

Obs.: As silabas utilizadas nos exemplos acima para as diversas articulações são meramente ilustrativas. O candidato deverá seguir a orientação de seu instrutor.
E vamos terminando o Módulo 11 do MTS.
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Ah, uma última coisa. Nós também temos
Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MTS (Método de Teoria e Solfejo da CCB), então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.
Finalizando por aqui, espero que o artigo tenha lhe ajudado em algo, e qualquer coisa, basta entrar em contato com a gente. 😉
Deus abençoe e Bons estudos!
Att
Douglas Barcala
Bibliografia:
Alguns conceitos publicados no Método de Teoria e Solfejo com aplicação no Hinário foram retirados de outras obras de cunho didático.
- MACHADO, Rafael Coelho. ABC Musical.
- LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria Elementar da Música.
- PRIOLLI, Maria Luísa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. (1º e 2º Vol.)
- GIOS, Maria Helena Maestre. Percepção e Comunicação Visual - Estudo do Ritmo.
- ARCANJO, Samuel. Lições Elementares de Teoria Musical.
- MED, Bohumil. Teoria da Música.
- HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos.
- GIARDINI, Mônica. Caderno de Regência. 2009.
- BONA, Paschoal. Método Completo de Divisão Musical.
- ALVES, Luciano. Teoria Musical - Lições Essenciais.
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