MÓDULO 10 - MTS - CCB
Douglas Barcala • 15 de fevereiro de 2021
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB
SUBDIVISÃO TERNÁRIA
Vimos no 7º Módulo que as subdivisões dos tempos podem ser binárias
ou ternárias.
Na subdivisão ternária,
a 1ª parte do tempo é forte
e a 2ª e 3ª partes são fracas; dela derivam todos os compassos compostos.

Instruções para o solfejo das subdivisões ternárias:
1ª LINGUAGEM RÍTMICA:
Cante para as subdivisões as sílabas “Tá – te – ti”
e para as bi-subdivisões as sílabas “Tá – fa -Te- fe -Ti -fi”, considerando as acentuações métricas.
Subdividida proporcionalmente o tempo em partes iguais, pronunciando as sílabas em sincronia com o gesto da mão.
2ª SOLFEJO:
Substitua o movimento da mão pelos gestos da marcação dos compassos para o Solfejo, fale o nome das notas e mantenha a sincronia com o gesto da mão.

QUIÁLTERAS
São grupos de notas onde se colocam mais ou menos figuras
do que normalmente caberiam. As quiálteras não obedecem à divisão ou subdivisão normal e são indicadas por um número escrito acima ou abaixo do grupo de figuras que está alterado.

Tercinas
– São grupos de três notas substituindo duas da mesma espécie. Também podem ser agrupadas através de uma chave com o número de figuras que a compõe.

As Quiálteras também podem ser: quatrinas ou quartinhas (4), quintina (5), sextinas (6), etc.

Nota: No Hinário só aparecem quiálteras de 3 notas (tercinas).
Os grupos alterados onde se colocam menos figuras
do que normalmente caberiam são chamadas de Hemíolas
e também são indicadas por um número escrito acima ou abaixo do grupo de figuras que está alterado.

As hemíolas também são chamadas de:
duínas(2), tercina(3), quadrinhas ou quartinhas(4), etc.
COMPASSO COMPOSTO
É o compasso cuja unidade de tempo tem uma subdivisão ternária
e cada subdivisão é chamada Movimento. Ao invés da música ser escrita em compassos simples com os tempos alterados (tercinas), elimina-se as indicações de quiálteras e obtém-se os compassos compostos.
A maneira de solfejar e tocar tercinas
ou tempos compostos
é exatamente igual, ou seja: devem ser articuladas de três em três (Tá, te, ti, Tá, te, ti, etc.)
e todas do mesmo valor.

FÓRMULA DE COMPASSO - COMPASSO COMPOSTO
É indicada no início do primeiro compasso ou trecho por dois números sobrepostos.
O número superior
é representado pelos números: 6, 9 ou 12
e indica a quantidade de movimentos em cada compasso.
Para saber, pela fórmula de compasso, se o compasso composto é binário, ternário ou quaternário
basta dividir o número superior por três.
O número inferior indica
a figura de Movimento; é representado pelos números 2, 4, 8, etc.
A Unidade de Tempo (U.T.)
é formada por três figuras de Movimento.
Portanto, para se obter a U.T. basta multiplicar o número inferior por três.

As Unidades de Tempo (U.T.)
e Unidade de Compasso (U.C.)
nos compassos compostos são sempre formadas por figuras pontuadas.
Nos ternários compostos não há uma figura única que indique a U.C.: são utilizadas figuras com ligadura, ao que ao que se dá nome de Unidade de Som (U.S.)

Obs.: No Hinário as indicações de velocidades metrônomicas dos compassos compostos vem anotadas de duas maneiras: pela Unidade de Tempo (ex. hino 205) ou pela figura de movimento (ex. hino 124), por ser a figura predominante.
GRUPOS RITMICOS

E vamos terminando o Módulo 10 do MTS.
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Finalizando por aqui, espero que o artigo tenha lhe ajudado em algo, e qualquer coisa, basta entrar em contato com a gente. 😉
Deus abençoe e Bons estudos!
Att
Douglas Barcala
Bibliografia:
Alguns conceitos publicados no Método de Teoria e Solfejo com aplicação no Hinário foram retirados de outras obras de cunho didático.
- MACHADO, Rafael Coelho. ABC Musical.
- LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria Elementar da Música.
- PRIOLLI, Maria Luísa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. (1º e 2º Vol.)
- GIOS, Maria Helena Maestre. Percepção e Comunicação Visual - Estudo do Ritmo.
- ARCANJO, Samuel. Lições Elementares de Teoria Musical.
- MED, Bohumil. Teoria da Música.
- HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos.
- GIARDINI, Mônica. Caderno de Regência. 2009.
- BONA, Paschoal. Método Completo de Divisão Musical.
- ALVES, Luciano. Teoria Musical - Lições Essenciais.
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