MÓDULO 10 - MTS - CCB

Douglas Barcala • 15 de fevereiro de 2021
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB

SUBDIVISÃO TERNÁRIA


Vimos no 7º Módulo que as subdivisões dos tempos podem ser binárias ou ternárias.

Na subdivisão ternária, a 1ª parte do tempo é forte e a 2ª e 3ª partes são fracas; dela derivam todos os compassos compostos.
Instruções para o solfejo das subdivisões ternárias:

1ª LINGUAGEM RÍTMICA: Cante para as subdivisões as sílabas “Tá – te – ti” e para as bi-subdivisões as sílabas “Tá – fa -Te- fe -Ti -fi”, considerando as acentuações métricas.

Subdividida proporcionalmente o tempo em partes iguais, pronunciando as sílabas em sincronia com o gesto da mão.

2ª SOLFEJO: Substitua o movimento da mão pelos gestos da marcação dos compassos para o Solfejo, fale o nome das notas e mantenha a sincronia com o gesto da mão.

QUIÁLTERAS

São grupos de notas onde se colocam mais ou menos figuras do que normalmente caberiam. As quiálteras não obedecem à divisão ou subdivisão normal e são indicadas por um número escrito acima ou abaixo do grupo de figuras que está alterado.
Tercinas – São grupos de três notas substituindo duas da mesma espécie. Também podem ser agrupadas através de uma chave com o número de figuras que a compõe.
As Quiálteras também podem ser: quatrinas ou quartinhas (4), quintina (5), sextinas (6), etc.
Nota: No Hinário só aparecem quiálteras de 3 notas (tercinas).

Os grupos alterados onde se colocam menos figuras do que normalmente caberiam são chamadas de Hemíolas e também são indicadas por um número escrito acima ou abaixo do grupo de figuras que está alterado.
As hemíolas também são chamadas de: duínas(2), tercina(3), quadrinhas ou quartinhas(4), etc.

COMPASSO COMPOSTO

É o compasso cuja unidade de tempo tem uma subdivisão ternária e cada subdivisão é chamada Movimento. Ao invés da música ser escrita em compassos simples com os tempos alterados (tercinas), elimina-se as indicações de quiálteras e obtém-se os compassos compostos.

A maneira de solfejar e tocar tercinas ou tempos compostos é exatamente igual, ou seja: devem ser articuladas de três em três (Tá, te, ti, Tá, te, ti, etc.) e todas do mesmo valor.

FÓRMULA DE COMPASSO - COMPASSO COMPOSTO

É indicada no início do primeiro compasso ou trecho por dois números sobrepostos.

O número superior é representado pelos números: 6, 9 ou 12 e indica a quantidade de movimentos em cada compasso.

Para saber, pela fórmula de compasso, se o compasso composto é binário, ternário ou quaternário basta dividir o número superior por três. 

O número inferior indica a figura de Movimento; é representado pelos números 2, 4, 8, etc.

A Unidade de Tempo (U.T.) é formada por três figuras de Movimento. Portanto, para se obter a U.T. basta multiplicar o número inferior por três.

As Unidades de Tempo (U.T.) e Unidade de Compasso (U.C.) nos compassos compostos são sempre formadas por figuras pontuadas.

Nos ternários compostos não há uma figura única que indique a U.C.: são utilizadas figuras com ligadura, ao que ao que se dá nome de Unidade de Som (U.S.)
Obs.: No Hinário as indicações de velocidades metrônomicas dos compassos compostos vem anotadas de duas maneiras: pela Unidade de Tempo (ex. hino 205) ou pela figura de movimento (ex. hino 124), por ser a figura predominante.

GRUPOS RITMICOS

 E vamos terminando o Módulo 10 do MTS.

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Finalizando por aqui, espero que o artigo tenha lhe ajudado em algo, e qualquer coisa, basta entrar em contato com a gente. 😉

Deus abençoe e Bons estudos!

Att

Douglas Barcala
 
Bibliografia:

Alguns conceitos publicados no Método de Teoria e Solfejo com aplicação no Hinário foram retirados de outras obras de cunho didático.

  1. MACHADO, Rafael Coelho. ABC Musical.
  2. LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria Elementar da Música.
  3. PRIOLLI, Maria Luísa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. (1º e 2º Vol.)
  4. GIOS, Maria Helena Maestre. Percepção e Comunicação Visual - Estudo do Ritmo.
  5. ARCANJO, Samuel. Lições Elementares de Teoria Musical.
  6. MED, Bohumil. Teoria da Música.
  7. HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos.
  8. GIARDINI, Mônica. Caderno de Regência. 2009.
  9. BONA, Paschoal. Método Completo de Divisão Musical.
  10. ALVES, Luciano. Teoria Musical - Lições Essenciais.

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