MÓDULO 12 - MTS - CCB
Douglas Barcala • 13 de fevereiro de 2021
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB
EXPRESSÃO
É o conjunto das características de uma composição musical que podem variar de acordo com a interpretação.
Engloba variações de andamento, intensidade
e a forma como as notas são cantadas ou tocadas, individualmente (acentuação / articulação) ou em conjunto (fraseado).
A expressão
distingue uma execução mecânica e excessivamente precisa, de uma boa interpretação, que consegue transmitir as emoções desejadas pelo compositor e pelo próprio intérprete.
Alguns hinos trazem uma indicação de expressão logo após a marcação de velocidade, embora todos os hinos devam ser tocados conforme a inspiração de sua poesia.
Seus significados e formas de interpretações:
Solene – Pomposo / magnífico.
Interpretação: Executar com virtuosidade.
Dinâmica: entre mf e f.
Majestoso – Suntuoso / grandioso / imponente.
Interpretação: Executar com grandiosidade, mantendo o equilíbrio de som, sem exagero na intensidade.
Dinâmica: entre mf e f.
Com Júbilo – Pomposo / magnífico.
Interpretação: Executar de forma alegre, observando a velocidade indicada.
Dinâmica: entre p e f
Com veneração - Ato ou efeito de venerar, com respeito e devoção.
Interpretação: Executar com som suave.
Dinâmica: entre pp e mf.
Com Humildade - Virtude que dá o reconhecimento das próprias fraquezas
Interpretação: Executar com som delicado.
Dinâmica: entre pp e mf.
Nota: Ler no Hinário “Instruções de utilização do Hinário – Velocidade e Interpretação dos hinos”.
COMPASSOS ALTERNADOS
São formados pela junção de dois ou mais compassos de fórmulas diferentes, tocados alternadamente.
As fórmulas de compassos poderão ser escritas agrupando os tempos
(números superiores) junto à armadura de clave ou escritas em cada compasso
onde houver a mudança.

Nota: No Hinário, os hinos que tem compassos alternados vem com as fórmulas de compassos anotadas em cada compasso alternado.
E vamos terminando o Módulo 12 do MTS.
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Ah, uma última coisa. Nós também temos
Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MTS (Método de Teoria e Solfejo da CCB), então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.
Finalizando por aqui, espero que o artigo tenha lhe ajudado em algo, e qualquer coisa, basta entrar em contato com a gente. 😉
Deus abençoe e Bons estudos!
Att
Douglas Barcala
Bibliografia:
Alguns conceitos publicados no Método de Teoria e Solfejo com aplicação no Hinário foram retirados de outras obras de cunho didático.
- MACHADO, Rafael Coelho. ABC Musical.
- LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria Elementar da Música.
- PRIOLLI, Maria Luísa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. (1º e 2º Vol.)
- GIOS, Maria Helena Maestre. Percepção e Comunicação Visual - Estudo do Ritmo.
- ARCANJO, Samuel. Lições Elementares de Teoria Musical.
- MED, Bohumil. Teoria da Música.
- HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos.
- GIARDINI, Mônica. Caderno de Regência. 2009.
- BONA, Paschoal. Método Completo de Divisão Musical.
- ALVES, Luciano. Teoria Musical - Lições Essenciais.
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