Fase 9 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
CURSO GRATUITO do msa da ccb - fase 09
método simplificado de aprendizagem musical

Olá, como vai? Meu nome é Douglas Barcala, sou saxofonista, professor de Teoria Musical e criador do Curso de Teoria Musical voltado ao MTS e MSA da CCB, maior escola de música online onde já formou mais de 1.600 alunos em Teoria Musical de uma forma Simples, Clara e Objetiva.
Hoje vamos conhecer um pouco da Fase 9 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) novo Metodo de Teria Musical ensinado pela CCB.
Para você que ainda não é nosso aluno preparamos um curso especial
totalmente gratuito de Introdução ao
Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA)
para ter acesso se inscreva na nossa comunidade no botão abaixo.
Diferente do Formato no MTS (Método de Teoria e Solfejo) capa azul onde se trabalhava através de módulos o
MSA traz a metodologia de Fases.
Nessa fase o MSA vai trabalhar os seguintes temas:
9.1 -
Barra de compasso - repetição
9.1 - Barra de compasso - repetição
Barra de início de repetição (ritornello) - são duas linhas verticais paralelas, sendo a primeira mais grossa do que a segunda, seguidas por dois pontos alinhados ao centro da segunda, que indica o início da seção que será repetida.

Barra de final de repetição (ritornello) - são duas linhas verticais paralelas, a segunda mais grossa do que a primeira, sendo esta primeira precedida por dois pontos alinhados ao centro dela, que indica o final da seção que será repetida.

Essas barras de ritornello são sempre usadas em conjunto. Quando aparecem sem nenhum outro sinal, o intérprete deve tocar duas vezes o trecho compreendido entre essas barras e depois prosseguir a leitura da partitura.

Por vezes, o compositor pode determinar que o músico toque essa parte repetida com uma mudança no último ou nos últimos compassos. Quando isso acontecer, ele indicará a repetição utilizando as casas de ritornello no final da seção a ser repetida.

Essas casas de ritornello devem ser tocadas seguindo a numeração que está em cada uma delas. Na primeira passagem, o intérprete toca o que está escrito na casa 1 e, ao repetir a seção na segunda passagem, pula a casa 1 e toca o que está escrito na casa 2, e prossegue a leitura até o final da partitura.
Caso haja a indicação de casa 3, o intérprete deverá repetir novamente o trecho, pular as casas 1 e 2, e tocar o que está na casa 3, prosseguindo até o final da partitura.

Em nossos hinos, todos os sinais de repetição utilizam as casas de ritornello.
Nas Instruções de Utilização do Hinário constam as seguintes informações:
HINOS COM "FINAL" APÓS AS ESTROFES
Alguns hinos deste hinário (por exemplo, o hino 41) serão executados tocando-se primeiramente todas as estrofes, uma após a outra, e, apenas ao término da última estrofe, tocar-se-á uma só vez a seção denominada "Final" para encerrar o hino.
Esses hinos serão reconhecidos pelo sinal de ritornello já no início do primeiro sistema e pelas casas de ritornello no fim da estrofe, bem como pela indicação de "Final".
Exemplos de hinos com 2 casas de ritornello: 21, 63, 298, 372, 459.

Exemplos de hinos com 3 casas de ritornello: 6, 41, 42, 272, 457, 465, 475.

E vamos terminando aqui o conteudo descrito no Fase 9 do MSA.
Você pode encontrar muito mais conteúdo em nossas redes, então vou deixar listado aqui alguns links bem importantes:
Assine nosso canal do Youtube.
Curta a nossa página no Facebook.
Curta a nossa página no Instagram.
Conheça mais conteúdos no nosso Blog
Caso você tenha alguma dúvida, você pode deixar nos comentários aqui embaixo que iremos lhe responder. Caso você tenha uma sugestão para melhora este artigo, também pode nos falar que podemos ir atualizando esse texto com o tempo, para que vocês sempre tenham um conteúdo atualizado.
Ah, uma última coisa. Nós também temos Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MSA , então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER O NOSSO CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL VOLTADO A CCB
Deus a abençoe a todos e fiquem todos com a Santa Paz de Deus!
Atenciosamente
Douglas Barcala
Professor e Coordenador dos Cursos da Congregar
DESCUBRA COMO 1.600 MÚSICOS ENTRE IRMÃOS E IRMÃS
SE OFICIALIZARAM NA CCB
Nossa metodologia SIMPLES, CLARA e OBJETIVA, vai te ensinar TEORIA MUSICAL para ser APROVADO no TESTE DE OFICIALIZAÇÃO!