Fase 8 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
CURSO GRATUITO do msa da ccb - fase 08
método simplificado de aprendizagem musical

Olá, como vai? Meu nome é Douglas Barcala, sou saxofonista, professor de Teoria Musical e criador do Curso de Teoria Musical voltado ao MTS e MSA da CCB, maior escola de música online onde já formou mais de 1.600 alunos em Teoria Musical de uma forma Simples, Clara e Objetiva.
Hoje vamos conhecer um pouco da Fase 8 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) novo Metodo de Teria Musical ensinado pela CCB.
Para você que ainda não é nosso aluno preparamos um curso especial
totalmente gratuito de Introdução ao
Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA)
para ter acesso se inscreva na nossa comunidade no botão abaixo.
Diferente do Formato no MTS (Método de Teoria e Solfejo) capa azul onde se trabalhava através de módulos o
MSA traz a metodologia de Fases.
Nessa fase o MSA vai trabalhar os seguintes temas:
8.1 - Tonalidade
8.2 -
Acidentes ocorrentes e de precaução
8.1 - Tonalidade
Tonalidade é a organização da composição musical em relação à nota principal da escala (I - Tônica).
Quando uma peça musical utiliza essencialmente as notas de uma escala específica, dizemos que ela está na tonalidade dessa escala.
Uma vez que conhecemos a tonalidade, também sabemos quais graus dessa escala serão os tons mais importantes e dominantes naquela peça musical.
Veja, por exemplo, que numa tonalidade de Sol Maior, o centro tonal é a nota Sol, isto é, toda a música gira em torno dessa nota. Perceba que, nos hinos, a última nota da voz do baixo é sempre a tônica, para que tenhamos a sensação de conclusão da música.
A tonalidade pode ser maior ou menor. Tonalidade maior refere-se às escalas maiores. Tonalidade menor refere-se às escalas menores.
A tonalidade tem o mesmo conjunto de notas e acidentes que a escala, mas não exige necessariamente que as suas notas sejam sucessivas (como é o caso da escala), podendo ser alternadas.

Todos os nossos hinos estão escritos apenas em tonalidades maiores. Porém, em alguns hinos, há uma alteração momentânea para uma tonalidade menor, como ocorre no compasso 9 do hino 385.
A identificação da tonalidade de um hino se verifica pela sua armadura de clave, da mesma forma que se identifica o nome das escalas maiores.
A tonalidade de um hino não deve ser identificada pela última nota da voz do soprano.
Apesar de, muitas vezes, a tônica da escala coincidir com essa última nota do soprano, isso não é uma regra musical. Como exemplo, veja o hino 208, em que o soprano não termina na tônica da escala.
8.2 - Acidentes ocorrentes e de precaução
Acidentes ocorrentes são os acidentes colocados à esquerda de uma nota e que alteram essa nota e todas as demais de mesmo nome e da mesma altura dentro daquele compasso.
Além do bemol e do sustenido, temos no hinário os seguintes acidentes ocorrentes:
O dobrado sustenido X eleva a altura da nota em dois semitons (um tom).

O dobrado bemol ♭♭
abaixa a altura da nota em dois semitons (um tom).

O bequadro ♮
anula o efeito de todas as alterações, fazendo a nota voltar à sua altura original. O bequadro terá efeito descendente se anular o sustenido ou o dobrado sustenido e terá efeito ascendente se anular o bemol ou o dobrado bemol.

Com relação aos acidentes ocorrentes, é importante lembrar que a
ligadura de valor entre notas iguais em compassos diferentes prolonga o efeito do acidente. Apesar disso, este acidente prolongado não afeta as demais notas iguais desse compasso onde termina a ligadura.

Um acidente colocado numa nota irá alterar todas as demais do mesmo compasso, ainda que essas notas estejam separadas por uma
barra dupla.

Acidentes de precaução são acidentes colocados à esquerda de uma nota que já se encontra alterada por esse mesmo acidente, seja por causa da armadura de clave, seja porque essa nota já havia sido alterada anteriormente no mesmo compasso.
Os acidentes de precaução são utilizados para evitar erro de leitura do intérprete.

E vamos terminando aqui o conteudo descrito no Fase 8 do MSA.
Você pode encontrar muito mais conteúdo em nossas redes, então vou deixar listado aqui alguns links bem importantes:
Assine nosso canal do Youtube.
Curta a nossa página no Facebook.
Curta a nossa página no Instagram.
Conheça mais conteúdos no nosso Blog
Caso você tenha alguma dúvida, você pode deixar nos comentários aqui embaixo que iremos lhe responder. Caso você tenha uma sugestão para melhora este artigo, também pode nos falar que podemos ir atualizando esse texto com o tempo, para que vocês sempre tenham um conteúdo atualizado.
Ah, uma última coisa. Nós também temos Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MSA , então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER O NOSSO CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL VOLTADO A CCB
Deus a abençoe a todos e fiquem todos com a Santa Paz de Deus!
Atenciosamente
Douglas Barcala
Professor e Coordenador dos Cursos da Congregar
DESCUBRA COMO 1.600 MÚSICOS ENTRE IRMÃOS E IRMÃS
SE OFICIALIZARAM NA CCB
Nossa metodologia SIMPLES, CLARA e OBJETIVA, vai te ensinar TEORIA MUSICAL para ser APROVADO no TESTE DE OFICIALIZAÇÃO!