Fase 10 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB

Douglas Barcala • 25 de janeiro de 2023
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB

CURSO GRATUITO do msa da ccb - fase 10

método simplificado de aprendizagem musical

Olá, como vai? Meu nome é Douglas Barcala, sou saxofonistaprofessor de Teoria Musical e criador do Curso de Teoria Musical voltado ao MTS e MSA da CCB, maior escola de música online onde já formou mais de 1.600 alunos em Teoria Musical de  uma forma Simples, Clara e Objetiva.


Hoje vamos conhecer um pouco da Fase 10 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) novo Metodo de Teria Musical ensinado pela CCB.


Para você que ainda não é nosso aluno preparamos um curso especial totalmente gratuito de Introdução ao Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) para ter acesso se inscreva na nossa comunidade no botão abaixo.

CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO MSA

Diferente do Formato no MTS (Método de Teoria e Solfejo) capa azul onde se trabalhava através de módulos o MSA traz a metodologia de Fases.

Nessa fase o MSA vai trabalhar os seguintes temas:


10.1 - Dinâmica

10.1 - Dinâmica


Dinâmica é a variação da intensidade do som de maneira gradual, tanto para uma intensidade mais forte quanto para uma intensidade mais fraca.


As graduações de intensidade do som podem ser indicadas na partitura por abreviaturas de termos italianos, normalmente colocadas na parte de baixo do pentagrama, mas elas também podem ocorrer sem qualquer indicação, de modo natural, seguindo o sentido lógico da música.


No hinário não há a indicação de dinâmica, devendo ser seguida a dinâmica natural de acordo com o discurso musical e a poesia do hino.


Quando houver na partitura a indicação de dinâmica, ela será graduada da seguinte forma:

As graduações de intensidade do som também podem ser indicadas pelos seguintes sinais ou expressões:

Quando há sinal de crescendo e decrescendo, muitas vezes o compositor também indica qual a dinâmica inicial e a final. Por exemplo PP < FF, quando o intérprete tem que partir de um som pianissimo e chegar a um som fortissimo ao final do sinal de crescendo.

Quando o sinal de crescendo e decrescendo não tem uma dinâmica especificada, o intérprete deve subir um nível ou descer um nível apenas. Por exemplo, se estiver soando mp e surgir um sinal de crescendo, ele deve subir para mf, e não para ff ou fff. A dinâmica é gradual.

Nos ensaios regionais ou locais, caso o regente faça sinal com a mão para aumentar ou diminuir o som, o músico deverá acompanhar o sinal, mas sempre de maneira gradual, sem sair de um PP para um FF ou vice-versa. Caso o regente queira que o músico continue aumentando ou diminuindo a intensidade do seu som, irá sinalizar.


Há também diferenças de dinâmica entre os tipos de instrumentos. Não é possível se exigir, por exemplo, o mesmo som pp de um oboé em comparação a um clarinete, ou um som ff de uma flauta em relação a um trompete, em razão das características de cada instrumento. Não soará bem.


Cada instrumento tem seus próprios limites de pp e de ff, e não se pode exigir a mesma execução para todos.


Assim, o candidato deve compreender que as dinâmicas são, na verdade, comparações entre as intensidades de som do seu instrumento, com as características sonoras desse instrumento. Por isso, deve executar o seu som com qualidade e expressão musical, sem sobressair entre demais músicos, respeitando a qualidade sonora do conjunto.

E vamos terminando aqui o conteudo descrito no Fase 10 do MSA.


Você pode encontrar muito mais conteúdo em nossas redes, então vou deixar listado aqui alguns links bem importantes:


Assine nosso canal do Youtube.

Curta a nossa página no Facebook.

Curta a nossa página no Instagram.

Conheça mais conteúdos no nosso Blog


Caso você tenha alguma dúvida, você pode deixar nos comentários aqui embaixo que iremos lhe responder. Caso você tenha uma sugestão para melhora este artigo, também pode nos falar que podemos ir atualizando esse texto com o tempo, para que vocês sempre tenham um conteúdo atualizado.


Ah, uma última coisa. Nós também temos Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MSA , então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.


CLIQUE AQUI PARA CONHECER O NOSSO CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL VOLTADO A CCB


Deus a abençoe a todos e fiquem todos com a Santa Paz de Deus!


Atenciosamente


Douglas Barcala

Professor e Coordenador dos Cursos da Congregar

DESCUBRA COMO 1.600 MÚSICOS ENTRE IRMÃOS E IRMÃS

SE OFICIALIZARAM NA CCB

Nossa metodologia SIMPLES, CLARA e OBJETIVA, vai te ensinar TEORIA MUSICAL para ser APROVADO no TESTE DE OFICIALIZAÇÃO!

CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - MTS E MSA CCB

Dicas do Método Simplificado de Aprendizagem Musical - MSA - CCB

Por Douglas Barcala 31 de janeiro de 2023
Fase 16 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
Por Douglas Barcala 30 de janeiro de 2023
Fase 15 Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
Por Douglas Barcala 29 de janeiro de 2023
Fase 14 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
Mais Postagens