Fase 6 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
CURSO GRATUITO do msa da ccb - fase 06
método simplificado de aprendizagem musical

Olá, como vai? Meu nome é Douglas Barcala, sou saxofonista, professor de Teoria Musical e criador do Curso de Teoria Musical voltado ao MTS e MSA da CCB, maior escola de música online onde já formou mais de 1.600 alunos em Teoria Musical de uma forma Simples, Clara e Objetiva.
Hoje vamos conhecer um pouco da Fase 6 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) novo Metodo de Teria Musical ensinado pela CCB.
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Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA)
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Diferente do Formato no MTS (Método de Teoria e Solfejo) capa azul onde se trabalhava através de módulos o
MSA traz a metodologia de Fases.
Nessa fase o MSA vai trabalhar os seguintes temas:
6.1 - Tom e semitom
6.2 - Acidentes sustenido e bemol
6.3 - Escalas
6.4 - Escalas diatônicas
6.5 - Escalas maiores
6.6 - Escalas maiores com sustenidos
6.7 -
Escalas maiores com bemóis
6.1 - Tom e semitom
Semitom é o menor intervalo entre dois sons, na música ocidental.
Tom é o intervalo formado por dois semitons.
Entre as notas mi-fá e si-dó há um semitom.
Entre as notas dó-ré, ré-mi, fá-sol, sol-lá e lá-si há um tom.

Veja estes mesmos semitons entre as notas naturais mi-fá e si-dó, localizadas nas teclas brancas imediatamente vizinhas do teclado do órgão eletrônico:

6.2 - Acidentes sustenido e bemol
Acidentes (também chamados de sinais de alteração) são sinais colocados à esquerda da nota natural que modificam a sua altura. A nota com acidente se denomina nota alterada.
Os acidentes podem criar alterações ascendentes, ou seja, elevam a altura do som da nota, mas também podem criar alterações descendentes, isto é, abaixam a altura do som da nota.
Note que os acidentes são colocados à esquerda da nota, mas ao pronunciar o nome da nota alterada, o candidato deve falar o nome dela e em seguida o nome do acidente:
O sustenido
# eleva a altura da nota em um semitom (meio tom).

O bemol
b
abaixa a altura da nota em um semitom (meio tom).

Os semitons podem ser cromáticos ou diatônicos.
Semitom cromático
acontece quando o intervalo de um semitom é formado por duas notas de nomes iguais, mas com sons diferentes.

Semitom diatônico
acontece quando o intervalo de um semitom é formado por duas notas de nomes diferentes e sons diferentes.

Os semitons entre as notas naturais
mi-fá e
si-dó são
chamados de semitons diatônicos e também de semitons naturais porque são formados por notas sem acidentes.

UNÍSSONO
Quando duas notas soam simultaneamente e na mesma altura, ou seja, quando ambas as notas têm o mesmo resultado sonoro, esse som é chamado de Uníssono. O som uníssono pode ser formado por notas de nomes iguais ou diferentes.

6.3 - Escalas
Escala é uma sequência ascendente ou descendente de notas consecutivas.
Existem diversas classificações de escala na literatura musical, mas neste Método trataremos apenas de duas: a escala cromática e a escala diatônica.
Escala cromática é formada por doze semitons, tanto cromáticos quanto diatônicos. Para a escala cromática ascendente utilizam-se sustenidos; para a descendente, bemóis.

Escala diatônica é uma escala formada por oito notas consecutivas de nomes diferentes, com intervalos de tons e de semitons. A oitava nota da escala repete a primeira.

As notas numa escala recebem também nomes específicos chamados Graus da Escala. Essas notas são numeradas com algarismos romanos, conforme a sua posição na escala. Por exemplo, numa escala diatônica de Dó:

O primeiro grau é atribuído à primeira nota da escala, o segundo grau para a segunda nota e assim sucessivamente. São sete graus ao todo e as notas permanecem com o mesmo nome do grau em qualquer oitava da escala.
Esses graus, apontados com numeral romano, têm nomes específicos de acordo com sua função na escala, que são:
- I - (primeiro grau) - TÔNICA (é o grau que dá nome à escala)
- II - (segundo grau) - SUPERTÔNICA
- III - (terceiro grau) - MEDIANTE
- IV - (quarto grau) - SUBDOMINANTE
- V - (quinto grau) - DOMINANTE
- VI - (sexto grau) - SUPERDOMINANTE
- VII - (sétimo grau) - SENSÍVEL
6.4 - Escalas diatônicas
As escalas diatônicas se dividem em escalas maiores e escalas menores.
As escalas maiores são as escalas que têm semitons entre o III grau (mediante) e o IV grau (subdominante) e entre o VII grau (sensível) e a repetição do I grau (tônica).
As escalas menores existem em diversas formas, sendo as três mais comuns as escalas menores naturais, as escalas menores harmônicas e as escalas menores melódicas.
Neste Método trataremos apenas das escalas maiores, tendo em vista que todos os nossos hinos estão escritos apenas em tonalidades maiores.
6.5 - Escalas maiores
A escala maior é formada por uma sucessão de 8 notas diferentes e consecutivas, ascendentes ou descendentes.
Na forma ascendente, todas as escalas maiores têm, entre suas notas, intervalos de tons e de semitons no seguinte padrão: TOM + TOM + semitom + TOM + TOM + TOM + semitom (ou de maneira abreviada: TT st TTT st).
Veja no teclado abaixo esse padrão de tons e semitons entre as notas da escala de Dó Maior, que é a escala modelo para a formação de todas as demais escalas maiores:

Veja esse mesmo padrão de tons e semitons entre as notas, agora no pentagrama:

Perceba que o nome da escala é Dó Maior, porque é o nome da nota que ocupa o primeiro grau da escala (Tônica).
6.6 - Escalas maiores com sustenidos
Para a formação das escalas maiores com sustenidos, partimos sempre da escala modelo (Dó Maior) e identificamos a 5a nota dessa escala (nota Sol), que será a Tônica da escala seguinte.
Após identificarmos a Tônica dessa nova escala, adicionamos as demais notas, mantendo o padrão de tons e semitons das escalas maiores
(T T st TTT st).

Perceba que o nome da nova escala é Sol Maior, porque é o nome da nota que ocupa o primeiro grau da escala (Tônica).
Veja também que foi colocado um sustenido na nota Fá para manter o padrão de tons e semitons
(T T st TTT st).
Veja esse padrão entre as notas da escala de
SOL MAIOR, agora no pentagrama:

Seguindo esse padrão de construção, vamos criar a próxima escala maior com sustenidos, partindo da escala de Sol Maior.
Começamos identificando a 5a nota dessa escala de Sol Maior (nota Ré), que será a Tônica da escala seguinte.
Após identificarmos a Tônica dessa nova escala (que também dá o seu nome à escala), adicionamos as demais notas mantendo sempre o padrão de tons e semitons das escalas maiores (T T st TTT st).

Perceba que o sustenido na nota Fá, que já existia na escala anterior, foi repetido nessa nova escala, e também foi acrescentado um sustenido na nota Dó para manter o padrão de tons e semitons. Veja esse padrão entre as notas da escala de RÉ MAIOR, agora no pentagrama:

6.7 - Escalas maiores com bemóis
Para a formação das escalas maiores com bemóis, partimos sempre da escala modelo (Dó Maior) e identificamos a 4a nota dessa escala (nota Fá), que será a Tônica da escala seguinte.
Após identificarmos a Tônica dessa nova escala, adicionamos as demais notas, mantendo o padrão de tons e semitons das escalas maiores (T T st TTT st).

O nome da nova escala é Fá Maior, porque é o nome da nota que ocupa o primeiro grau da escala (Tônica). Também foi colocado um bemol na nota Si (quarto grau dessa nova escala) para manter o padrão de tons e semitons (TT st TTT st).
Veja esse padrão entre as notas da escala de FÁ MAIOR, agora no pentagrama:

Seguindo esse padrão de construção, vamos criar a próxima escala maior com bemóis, partindo da escala de Fá Maior.
Começamos identificando a 4a nota dessa escala de Fá Maior (nota Si bemol), que será a Tônica da escala seguinte.
Após identificarmos a Tônica dessa nova escala, adicionamos as demais notas mantendo sempre o padrão de tons e semitons das escalas maiores (T T st TTT st).

Perceba que o bemol na nota Si, que já existia na escala anterior, foi repetido nessa nova escala.
Também foi acrescentado um bemol na nota Mi (quarto grau dessa nova escala) para manter o padrão de tons e semitons.
Note também que, como a tônica está alterada por um bemol, o nome da escala não será Si Maior, e sim Si Bemol Maior, porque o acidente faz parte do nome da escala.
Veja esse padrão de tons e semitons (T T st T T T st) entre as notas da escala de SI BEMOL MAIOR, agora no pentagrama:

E vamos terminando aqui o conteudo descrito no Fase 6 do MSA.
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Deus a abençoe a todos e fiquem todos com a Santa Paz de Deus!
Atenciosamente
Douglas Barcala
Professor e Coordenador dos Cursos da Congregar
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