Fase 4 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB

Douglas Barcala • 19 de janeiro de 2023
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB

CURSO GRATUITO do msa da ccb - fase 04

método simplificado de aprendizagem musical

Olá, como vai? Meu nome é Douglas Barcala, sou saxofonistaprofessor de Teoria Musical e criador do Curso de Teoria Musical voltado ao MTS e MSA da CCB, maior escola de música online onde já formou mais de 1.600 alunos em Teoria Musical de  uma forma Simples, Clara e Objetiva.


Hoje vamos conhecer um pouco da Fase 4 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) novo Metodo de Teria Musical ensinado pela CCB.


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CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO MSA

Diferente do Formato no MTS (Método de Teoria e Solfejo) capa azul onde se trabalhava através de módulos o MSA traz a metodologia de Fases.

Nessa fase o MSA vai trabalhar os seguintes temas:


4.1 - Ligadura

4.2 - Ponto de aumento

4.3 - Intervalo

4.4 - Fórmula de compasso em 3

4.5 - Movimento de solfejo em 3

4.6 - Fórmula de compasso em 2

4.7 - Movimento de solfejo em 2

4.1 - Ligadura

Ligadura é uma linha curva que se coloca acima ou abaixo de duas ou mais notas e indica que o som deve ser estendido de uma nota para outra, sem interrupção.


No hinário temos dois tipos de ligaduras: as Ligaduras de Valor e as de Portamento.


Ligadura de Valor (ou de prolongamento do som) é a que liga notas da mesma altura; para a sua execução, os valores das notas ligadas são somados.


Ligadura de Portamento é a ligadura colocada entre duas ou mais notas de alturas diferentes, fazendo com que o som passe de uma nota para a outra, sem interrupção.

Exemplos de ligaduras no hinário:

4.2 - Ponto de aumento

Ponto de aumento é um ponto que, colocado à direita da cabeça da figura musical, aumenta metade da sua duração. Pode ser usado tanto em notas musicais quanto em pausas.

Ponto duplo: o primeiro ponto aumenta metade da duração da figura e o segundo ponto aumenta metade da duração do primeiro ponto.

No hinário só existe um hino com ponto de aumento duplo, que é o hino 228:

4.3 - Intervalo

Intervalo é a distância entre dois sons.


  1. O intervalo melódico se verifica quando as notas soam sucessivamente.
  2. O intervalo harmônico acontece quando as notas soam simultaneamente.


Os intervalos se classificam conforme o número de notas contidas neles, ou seja, notas existentes entre o primeiro som (inclusive) e o segundo som (inclusive), sendo classificadas em intervalos de 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª etc. São também chamados de saltos.


  1. Os intervalos simples contém de duas a oito notas sucessivas dentro do intervalo.
  2. Os intervalos compostos contêm acima de oito notas dentro do intervalo.

4.4 - Fórmula de compasso em 3

A fórmula de compasso em 3 é aquela em que o número superior tem o número 3, e o número inferior indica a figura musical que representa cada tempo ou movimento.


No hinário temos as fórmulas de compasso 3/4 e 3/2.


A fórmula de compasso 3/4 determina que o compasso terá 3 tempos e que a semínima (figura de número 4) representa cada tempo ou movimento.

A fórmula de compasso 3/2 determina que o compasso terá 3 tempos e que a mínima (figura de número 2) representa cada tempo ou movimento.

4.5 - Movimento de solfejo em 3

Para dar início ao primeiro movimento, o candidato posiciona a mão na altura do peito, e bate a mão no ponto de número 1.


O movimento sempre inicia com a batida da mão em um ponto, e só termina quando a mão chega ao ponto seguinte.


Lembretes importantes:


  1. Movimente apenas o braço (e não o pulso) durante o solfejo.
  2. Imagine que, em cada ponto, a mão esteja batendo sobre uma mesa invisível.
  3. Faça movimentos sempre dentro da janela de movimento.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE


A partir deste ponto, todas as vezes que o candidato encontrar exercícios de solfejo de notas, ele deverá desenhar no início de cada pentagrama a clave utilizada no método do seu instrumento, que pode ser Clave de Sol, Clave de Dó ou Clave de Fá.


Caso o candidato ainda não tenha decidido por um instrumento, poderá utilizar a Clave de Sol. Se já decidiu pelo instrumento, mas ainda não o adquiriu, o candidato poderá utilizar desde já a clave do método do instrumento escolhido.


A utilização da clave do método do instrumento não impede que, após estar com um domínio satisfatório dessa clave, o candidato inicie os estudos das demais.


Contudo, é essencial que o candidato inicie na clave que está utilizando no método do seu instrumento, e somente depois aprenda as demais claves que utilizará no hinário, seja em voz principal ou alternativa.


Os exercícios também terão marcações de velocidade mínima e máxima, que determinam os limites em que o candidato deve executar o solfejo.

4.6 - Fórmula de compasso em 2

A fórmula de compasso em 2 é aquela em que o número superior tem o número 2, e o número inferior indica a figura musical que representa cada tempo ou movimento.


No hinário temos as fórmulas de compasso e 2/4 e 2/2.


A fórmula de compasso 2/4 determina que o compasso terá 2 tempos e que a semínima (figura

de número 4) representa cada tempo ou movimento.

A fórmula de compasso 2/2 determina que o compasso terá 2 tempos e que a mínima (figura

de número 2) representa cada tempo ou movimento.

Nota Importante:



  1. O compasso 4/4 pode ser abreviado por um C.
  2. O compasso 2/2 pode ser abreviado por um C cortado verticalmente.

4.7 - Movimento de solfejo em 2

Para dar início ao primeiro movimento, o candidato posiciona a mão na altura do peito, e bate a mão no ponto de número 1.


O movimento sempre inicia com a batida da mão em um ponto, e só termina quando a mão chega ao ponto seguinte.


Exemplo: no movimento em 2, o primeiro movimento começa no ponto 1, embaixo, e termina quando chega ao ponto 2, em cima. Já o segundo movimento começa no ponto 2, em cima, e termina no ponto 1, embaixo.


Movimente apenas o braço (e não o pulso) durante o solfejo.

E vamos terminando aqui o conteudo descrito no Fase 4 do MSA.


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Deus a abençoe a todos e fiquem todos com a Santa Paz de Deus!


Atenciosamente


Douglas Barcala

Professor e Coordenador dos Cursos da Congregar

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