Fase 3 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB

Douglas Barcala • 18 de janeiro de 2023
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB

CURSO GRATUITO do msa da ccb - fase 03

método simplificado de aprendizagem musical

Olá, como vai? Meu nome é Douglas Barcala, sou saxofonistaprofessor de Teoria Musical e criador do Curso de Teoria Musical voltado ao MTS e MSA da CCB, maior escola de música online onde já formou mais de 1.600 alunos em Teoria Musical de  uma forma Simples, Clara e Objetiva.


Hoje vamos conhecer um pouco da Fase 3 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) novo Metodo de Teria Musical ensinado pela CCB.


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CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO MSA

Diferente do Formato no MTS (Método de Teoria e Solfejo) capa azul onde se trabalhava através de módulos o MSA traz a metodologia de Fases.

Nessa fase o MSA vai trabalhar os seguintes temas:


3.1 - Endecagrama

3.2 - Leitura rítmica, leitura métrica e solfejo Exercícios

3.3 - Movimentos de condução para solfejo

3.4 - Movimento de solfejo em 4

3.5 - Metrônomo

3.1 - Endecagrama

Como vimos anteriormente, a clave é um sinal que determina o nome da nota escrita na sua linha de referência. Além disso, a clave também determina a altura do som da nota, isto é, se é uma nota que soa na região aguda, média ou grave.


Se quisermos escrever, por exemplo, uma nota Dó soando na região média (Dó3 - veja a Escala Geral dos Sons na página 10 do MOO), essa nota pode ser escrita de três maneiras diferentes dependendo da clave, soando exatamente igual:

Isso acontece porque a Clave de Sol é mais aguda do que a Clave de Dó, que por sua vez é mais aguda do que a Clave de Fá.



Veja no exemplo abaixo essa mesma nota escrita com as devidamente alinhadas em razão da sua altura:

Perceba pela linha laranja que as três notas estão alinhadas, soando exatamente igual, mesmo sendo escritas em claves diferentes. Essa forma de visualizar as três claves utilizando um sistema de 11 linhas se denomina endecagrama.

3.2 - Leitura rítmica, leitura métrica e solfejo

Leitura rítmica consiste em falar a sílaba "TA", executando com precisão o ritmo estabelecido pelas figuras musicais na partitura.


Leitura métrica consiste em falar o nome da nota, sem cantar, executando com precisão o ritmo estabelecido pelas figuras musicais na partitura.


Solfejo consiste em cantar as notas musicais na altura, dentro de um padrão rítmico, conforme escrito na partitura.


Nesta fase, iremos utilizar apenas a leitura rítmica, ou seja, apenas falar a sílaba "TA". Na fase seguinte, teremos a leitura métrica, quando falaremos o nome das notas.


Quando houver exercícios de leitura métrica, o candidato poderá executá-los realizando o solfejo, caso queira, isto é, cantando as notas na altura ao mesmo tempo em que diz o nome de cada uma delas, dentro do ritmo escrito na partitura.

3.3 - Movimentos de condução para solfejo

O movimento de condução é a representação visual da pulsação determinada pela fórmula de compasso. Esses movimentos serão utilizados tanto para os exercícios de leitura rítmica quanto para os exercícios de leitura métrica ou de solfejo.


Candidatos destros devem fazer os movimentos com a mão direita. Candidatos canhotos podem escolher entre utilizar a mão direita ou a mão esquerda, mantendo a mão escolhida durante todo o aprendizado neste Método.


Para os movimentos de condução, o candidato deve considerar duas importantes orientações:


1 - Janela de movimento - é a delimitação espacial do movimento. O candidato não deve fazer movimentos nem muito pequenos, nem muito expansivos. Pode-se imaginar esse espaço como uma janela em frente ao candidato - todos os movimentos devem ser realizados dentro desse espaço.

Faça sempre a condução do solfejo dentro da janela de movimento, utilizando a maior parte da área interna dessa janela.

 2 - Mesa invisível - cada um dos movimentos deve ser feito como se a mão tocasse uma superfície rígida invisível no ar, uma mesa invisível.

MOVIMENTOS DE PULSAÇÃO NO PÉ


O músico pode realizar movimentos no pé para manter a pulsação, mas não deve fazer movimentos demasiadamente expansivos, nem fazer movimentos ou sons que possam ser percebidos pelos outros músicos.


Recomenda-se que sejam movimentos leves com os dedos do pé, e nunca a planta do pé ou o calcanhar.


Recomenda-se ainda que esses movimentos no pé sejam executados na mesma batida do metrônomo, ou seja, juntos.

3.4 - Movimento de solfejo em 4

Para executar os exercícios de leitura rítmica, de leitura métrica ou de solfejo em que o compasso seja, conforme ensinado na pág. 21, o candidato deverá utilizar o seguinte movimento de condução de solfejo, sendo que cada tempo equivale a um movimento.


Neste movimento em 4, o primeiro movimento começa no ponto 1, embaixo, e terminal quando chega no ponto 2, à esquerda. O segundo movimento começa no ponto 2, e termina no ponto 3, à direita, e assim sucessivamente.


Para dar início ao primeiro movimento, o candidato posiciona a mão na altura do peito, e bate a mão no ponto de número 1.


O movimento sempre inicia com a batida da mão em um ponto, e só termina quando a mão chega ao ponto seguinte.


Lembretes importantes:


  1. Movimente apenas o braço (e não o pulso) durante o solfejo.
  2. Imagine que, em cada ponto, a mão esteja batendo sobre uma mesa invisível.
  3. Faça movimentos sempre dentro da janela de movimento.
  4. Faça o 1° movimento embaixo; o 2o para dentro; o 3° para fora; o 4° em cima.

3.5 - Metrônomo

Metrônomo é um equipamento que faz cliques sonoros repetidos a uma velocidade ajustável. Utilizamos o metrônomo não só para determinar a velocidade da música ou dos exercícios rítmicos, como também para manter uma frequência regular das batidas (também chamada de pulsação musical).


Existem metrônomos mecânicos, como O METRÔNOMO DE MAELZEL (M.M.), e metrônomos digitais.

Há também aplicativos gratuitos que podem ser baixados e instalados no aparelho celular. Caso o candidato queira instalar um metrônomo, basta buscar na loja de aplicativos do seu celular digitando a palavra "METRÔNOMO".


Recomenda-se que, se possível, o candidato baixe ou adquira um metrônomo eletrônico que também tenha a função de afinador, que será utilizado no aprendizado do seu instrumento. Muitas vezes, a peça musical ou o exercício já trazem indicações de velocidade. Por exemplo, = 100 ou M.M. = 100 bpm (batidas por minuto).


Os nossos hinos também têm marcações de velocidade, e nas Instruções de Utilização do Hinário constam as seguintes informações que devem ser sempre observadas:


As marcações de velocidade colocadas no início dos hinos determinam limites dentro dos quais quais os mesmos deverão ser entoados (por exemplo:. = 60-80), sendo recomendável que o andamento fique na média entre as velocidades mínima e máxima indicadas.


É muito importante que o candidato utilize o metrônomo tanto para estudar os exercícios deste Método quanto para o estudo do seu instrumento, para o bom aprendizado da manutenção rítmica durante toda a peça musical.

E vamos terminando aqui o conteudo descrito no Fase 3 do MSA.


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Ah, uma última coisa. Nós também temos Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MSA , então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.


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Deus a abençoe a todos e fiquem todos com a Santa Paz de Deus!


Atenciosamente


Douglas Barcala

Professor e Coordenador dos Cursos da Congregar

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