Fase 2 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
CURSO GRATUITO do msa da ccb - fase 02
método simplificado de aprendizagem musical

Olá, como vai? Meu nome é Douglas Barcala, sou saxofonista, professor de Teoria Musical e criador do Curso de Teoria Musical voltado ao MTS e MSA da CCB, maior escola de música online onde já formou mais de 1.600 alunos em Teoria Musical de uma forma Simples, Clara e Objetiva.
Hoje vamos conhecer um pouco da Fase 2 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) novo Metodo de Teria Musical ensinado pela CCB.
Para você que ainda não é nosso aluno preparamos um curso especial
totalmente gratuito de Introdução ao
Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA)
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Diferente do Formato no MTS (Método de Teoria e Solfejo) capa azul onde se trabalhava através de módulos o
MSA traz a metodologia de Fases.
Nessa fase o MSA vai trabalhar os seguintes temas:
2.1 - Figuras musicais
2.2 - Compasso
2.3 - Barras de compasso simples, dupla e final
2.4 - Fórmula de compasso em 4
2.5 - Ritmo e pulsação.
2.6 - Forma de realização dos exercícios rítmicos
2.1 - Figuras Musicais
A duração do som, a duração do silêncio e o ritmo musical são escritos com figuras musicais.
Nota musical é a figura que representa o som.
Pausa musical
é a figura que representa o silêncio.

O número de equivalência define uma comparação de cada figura com a semibreve, demonstrando quantas unidades daquela figura cabem dentro de uma semibreve.
Veja, por exemplo, que a mínima tem número 2 e a semibreve tem número 1: isso quer dizer que cabem duas mínimas em uma semibreve.
Outro exemplo, a colcheia tem número 8: isso quer dizer que numa semibreve cabem oito colcheias.
Esses números de equivalência também demonstram a proporção entre as figuras. Veja, por exemplo, que numa colcheia (número 8) cabem duas semicolcheias (número 16). Ou ainda, que numa mínima (número 2) cabem 4 colcheias (número 8).
INFORMAÇÃO IMPORTANTE
No hinário não foram utilizadas as figuras denominadas fusas e semifusas. Por esse motivo, neste Método não serão abordadas.
Observe na representação abaixo o número de equivalência à esquerda, e a fração à direita. A fração demonstra o quanto cada figura vale em relação à semibreve.

Para fixar o entendimento,
veja nesta representação a proporção entre as figuras:

As partes que compõem a nota musical são (no caso de uma colcheia):
- cabeça
- haste
- bandeirola ou colchete

A cabeça da figura tem uma forma elíptica:
A haste é um traço vertical colocado para cima e à direita da cabeça da nota , ou para baixo e à esquerda da cabeça da nota.
A bandeirola (ou colchete) deve estar sempre colocada à direita da haste:
As notas que têm bandeirola, quando estão juntas, podem ser ligadas por traço. Notas com uma bandeirola terão um traço. Notas com duas bandeirolas terão dois traços.
Veja alguns exemplos:

2.2 - Compasso
Compasso é a divisão de um trecho musical em séries regulares de tempos.
Quando um compositor escreve uma música, ele a divide em compassos, que são pequenas seções para auxiliar o músico a entoá-la de maneira correta.
2.3- Barras de Compasso Simples, Dupla e Final
As barras de compasso indicam o início ou o fim de um compasso e são grafadas com linhas verticais.
Cada tipo de barra de compasso comunica uma instrução diferente para o músico.
Barra simples
- é uma linha vertical individual que indica o final de um compasso e o início do compasso seguinte.

Barra dupla
- são duas linhas verticais paralelas que indicam o final de uma seção da música. No hinário elas são utilizadas para a divisão entre a seção da estrofe e a seção denominada "Coro" (ex.: hino 3) ou entre a seção da estrofe e a seção denominada "Final" (ex.: hino 41).

Há casos em que a barra dupla tem a função de indicar também o final de um compasso e o início do compasso seguinte, quando está colocada ao final do compasso (ex.: hino 3). Porém, há casos em que a barra dupla não tem a função de indicar o final de um compasso, mas apenas a divisão entre duas seções, como é o caso dos hinos 46 e 54.
Barra final -
são duas linhas verticais paralelas, a segunda mais grossa que a primeira, que indicam o final do hino ou da peça musical.

Existem ainda as barras de repetição, que serão apresentadas mais adiante.
2.4 - Formula de Compasso em 4
A fórmula de compasso define a quantidade de tempos dentro de um compasso, bem como a figura musical que representa cada tempo, pulso ou movimento.
Neste Método serão utilizadas apenas as fórmulas de compasso que estão no hinário.
A quantidade de tempos ou pulsos é representada pelo número superior e a figura musical que equivale a um tempo ou pulso é representada pelo número inferior.
Assim,
a fórmula de compasso 4/4 determina que o compasso
terá 4 tempos e que
a semínima (figura de número 4 - vide tabela da página 17)
representa cada tempo ou movimento.

2.5 - Ritmo e Pulsação
Como vimos, o ritmo é a distribuição dos sons num espaço de tempo, envolvendo sons longos, sons curtos e também silêncios. Dentro do ritmo encontramos a pulsação, que é a batida (pulso) que marca o início e o fim desse espaço de tempo.
Para melhor compreensão, imagine que a linha desenhada abaixo represente o silêncio, que pode ser interrompido por pulsos, por exemplo, quando batemos palmas. Esses pulsos formam a pulsação. Na representação a seguir, veja intervalos de tempo semelhantes, criando pequenos espaços de tempo entre as batidas.

Outros exemplos de pulsações constantes: batida do coração (pulsação), pisca-alerta do carro.
2.6 - Forma de Realização dos Exercícios Rítmicos
O objetivo dos exercícios seguintes é desenvolver a pulsação do candidato.
Pulsação é um pulso regular que contém batidas constantes, com a mesma duração.
O candidato deverá marcar o tempo assinalando a pulsação da seguinte forma:
- Marcando com palmas - o candidato poderá bater levemente uma palma para cada pulsação do exercício rítmico (linhas verticais).
- Batendo a mão sobre uma superfície (mesa, perna, banco etc.) - tomar o cuidado de movimentar o braço (e não o pulso) durante a batida, mantendo sempre a pulsação.
- Utilizando um lápis ou qualquer outro objeto rígido - bater a sua base sobre uma superfície (mesa, banco etc.).
- Batendo com quaisquer outros materiais e equipamentos - por exemplo, baqueta etc.).
Quando o candidato utilizar as alternativas 2, 3 ou 4 acima citadas, deve ter em mente que:
- a preparação para o movimento deve ser feita com a mão na altura do peito;
- a pulsação deve começar sempre com a batida na parte de baixo;
- a mão, o objeto ou o equipamento que for utilizado deve ser movimentado de baixo para cima, iniciando e terminando no mesmo ponto embaixo, em um movimento reto, preciso e constante, sem curvas, como se seguisse com a mão uma linha reta invisível para cima e para baixo.
Para iniciar o primeiro movimento, o candidato se prepara posicionando a mão ou o objeto na altura do peito. Ao subir a mão, não deve passar da linha dos olhos.

E vamos terminando aqui o conteudo descrito no Fase 2 do MSA.
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Deus a abençoe a todos e fiquem todos com a Santa Paz de Deus!
Atenciosamente
Douglas Barcala
Professor e Coordenador dos Cursos da Congregar
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