Fase 12 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
CURSO GRATUITO do msa da ccb - fase 12
método simplificado de aprendizagem musical

Olá, como vai? Meu nome é Douglas Barcala, sou saxofonista, professor de Teoria Musical e criador do Curso de Teoria Musical voltado ao MTS e MSA da CCB, maior escola de música online onde já formou mais de 1.600 alunos em Teoria Musical de uma forma Simples, Clara e Objetiva.
Hoje vamos conhecer um pouco da Fase 12 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) novo Metodo de Teria Musical ensinado pela CCB.
Para você que ainda não é nosso aluno preparamos um curso especial
totalmente gratuito de Introdução ao
Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA)
para ter acesso se inscreva na nossa comunidade no botão abaixo.
Diferente do Formato no MTS (Método de Teoria e Solfejo) capa azul onde se trabalhava através de módulos o
MSA traz a metodologia de Fases.
Nessa fase o MSA vai trabalhar os seguintes temas:
12.1 - Síncopa
12.2 -
Contratempo
12.1 - Síncopa
A síncopa acontece quando um som é articulado no tempo fraco ou a parte fraca de um tempo e se prolonga sobre o tempo forte ou parte forte seguinte. O acento forte ou meio forte que deveria surgir é suprimido, não aparece.
Desse modo, havendo síncopa, o tempo fraco permanece sobre a parte forte do tempo dessa nota sincopada. Trata-se de um deslocamento do acento métrico natural.

- Síncopa regular é formada por notas que têm a mesma duração
- síncopa irregular é formada por notas que têm durações diferentes.
A interpretação musical não exige que se aumente ou se diminua a intensidade do som conforme o acento métrico forte ou fraco do compasso. A música naturalmente faz isso por meio da sua dinâmica natural e do discurso musical.
Porém, no caso da síncopa, existem estilos musicais (por exemplo na música popular latina, no jazz etc.) que realizam uma acentuação maior nessa nota sincopada, criando com isso um ritmo diferenciado.
Também pode acontecer que o compositor queira essa acentuação mais forte sobre a síncopa. Nesse caso, ele coloca um sinal de acento nessa nota (recurso muito presente em diversos métodos de instrumentos), como se vê no exemplo abaixo:

Assim, nada impede que a síncopa seja acentuada se isso for determinado pelo compositor ou for característico do estilo musical da partitura.
Porém, nos nossos hinos, em razão da poesia e do estilo sacro da nossa música, a acentuação da síncopa descaracterizaria tanto o estilo musical quanto a acentuação silábica da poesia e, por esse motivo, não deve ser realizada.
Assim, os hinos sincopados não devem ser tocados com uma acentuação forte sobre a síncopa.
Veja, por exemplo, o hino 261:

Nesse hino 261, não se deve cantar ou tocar "Vi-VÔ por Cris-TÔ, o bom SAL-va-dor", porque essa acentuação não faz parte do nosso estilo musical.
Da mesma forma, não se deve reduzir o som sobre a nota sincopada para mostrar que ela está na parte fraca do tempo, cantando ou tocando "Vi-vo por Cris-to, o bom sal-va-dor". Não há necessidade. Mantendo-se a mesma dinâmica nessas notas, o acento métrico da síncopa será naturalmente sentido.
12.2 - Contratempo
O contratempo se verifica quando há notas executadas em tempo fraco ou parte fraca do tempo, ficando os tempos fortes ou partes fortes dos tempos preenchidos por pausas.
O contratempo é
regular quando a pausa e a nota têm a mesma duração, e é
irregular quando a pausa e a nota têm durações diferentes.

Exemplo de contratempo no hino 303:

E vamos terminando aqui o conteudo descrito no Fase 12 do MSA.
Você pode encontrar muito mais conteúdo em nossas redes, então vou deixar listado aqui alguns links bem importantes:
Assine nosso canal do Youtube.
Curta a nossa página no Facebook.
Curta a nossa página no Instagram.
Conheça mais conteúdos no nosso Blog
Caso você tenha alguma dúvida, você pode deixar nos comentários aqui embaixo que iremos lhe responder. Caso você tenha uma sugestão para melhora este artigo, também pode nos falar que podemos ir atualizando esse texto com o tempo, para que vocês sempre tenham um conteúdo atualizado.
Ah, uma última coisa. Nós também temos Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MSA , então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER O NOSSO CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL VOLTADO A CCB
Deus a abençoe a todos e fiquem todos com a Santa Paz de Deus!
Atenciosamente
Douglas Barcala
Professor e Coordenador dos Cursos da Congregar
DESCUBRA COMO 1.600 MÚSICOS ENTRE IRMÃOS E IRMÃS
SE OFICIALIZARAM NA CCB
Nossa metodologia SIMPLES, CLARA e OBJETIVA, vai te ensinar TEORIA MUSICAL para ser APROVADO no TESTE DE OFICIALIZAÇÃO!