Fase 11 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB

Douglas Barcala • 26 de janeiro de 2023
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB

CURSO GRATUITO do msa da ccb - fase 11

método simplificado de aprendizagem musical

Olá, como vai? Meu nome é Douglas Barcala, sou saxofonistaprofessor de Teoria Musical e criador do Curso de Teoria Musical voltado ao MTS e MSA da CCB, maior escola de música online onde já formou mais de 1.600 alunos em Teoria Musical de  uma forma Simples, Clara e Objetiva.


Hoje vamos conhecer um pouco da Fase 3 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) novo Metodo de Teria Musical ensinado pela CCB.


Para você que ainda não é nosso aluno preparamos um curso especial totalmente gratuito de Introdução ao Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) para ter acesso se inscreva na nossa comunidade no botão abaixo.

CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO MSA

Diferente do Formato no MTS (Método de Teoria e Solfejo) capa azul onde se trabalhava através de módulos o MSA traz a metodologia de Fases.

Nessa fase o MSA vai trabalhar os seguintes temas:


11.1 - Acento métrico

11.2 - Compasso simples

11.3 - Compasso composto

11.4 - Compassos alternados

11.1 - Acento métrico


Sempre que conversamos, usamos palavras formadas por várias sílabas. Essas palavras possuem acentuação forte em apenas uma sílaba, enquanto as demais sílabas possuem uma acentuação mais fraca.


Por exemplo, quando dizemos a palavra "conduzir", não dizemos "con-DU-zir"; em vez disso, dizemos "con-du-ZIR" com a acentuação mais forte na terceira sílaba (sílaba tônica). Esse acento é muito importante para determinar o significado da palavra.

Na música, um compasso com vários tempos é como uma palavra com várias sílabas: um tempo de cada compasso será o mais forte, enquanto os demais serão mais fracos. Esse acento forte ou fraco de cada tempo de um compasso é chamado de acento métrico.


Assim, acento métrico é a acentuação forte ou fraca dos tempos do compasso.


O acento métrico varia de acordo com a fórmula de compasso e nos auxilia a identificá-la. Por esse motivo, quando ouvimos um trecho musical, nós conseguimos dizer, apenas ouvindo os acentos métricos, qual é a fórmula de compasso desse trecho (mesmo sem vermos a música escrita).


O acento métrico não deve ser literalmente executado na música, isto é, ele não exige que se aumente a intensidade do som no tempo forte, ou que se diminua a intensidade do som no tempo fraco. O acento é naturalmente sentido na música dos nossos hinos quando são tocados da maneira como foram escritos.


A poesia dos nossos hinos foi cuidadosamente preparada tendo o acento métrico em mente, para que as palavras e frases tenham sentido e que, na sua maior parte, as sílabas tônicas das palavras se localizem na acentuação forte de cada compasso.


Quando o intérprete tem o cuidado de tocar as notas dos hinos respeitando exatamente a métrica como está escrita no hinário, o acento métrico aparece naturalmente e é sentido pelos que cantam, tornando mais fácil para a irmandade encaixar as palavras à música.


Por exemplo, como regra, todos os instrumentos da orquestra terão um nota articulada no início de cada novo compasso. Se cada músico articular com qualidade e precisão essa nota da forma como está escrita no hino (ao invés de ligá-la com a nota anterior ou prolongar a nota anterior fora da métrica), essa articulação por si só produz o acento sutil que é necessário para indicar o acento métrico na primeira batida de cada compasso (sem necessidade de se aumentar o volume do som).


Veja, por exemplo, o acento métrico no compasso 4/4

Nos próximos itens os acentos métricos estarão identificados em cada fórmula de compasso.


11.2 - Compasso simples


Como vimos na Fase 2, a fórmula de compasso determina no número superior a quantidade de tempos ou pulsos de um compasso, e no número inferior a figura a que se refere cada desses tempos ou pulsos (também chamada de U.T. - Unidade de Tempo).


Em um compasso 3/4, por exemplo, o número 3 se refere a três tempos, e o número 4 se refere à figura de cada tempo (U.T.), que nesse caso é a semínima.


Assim, é considerado compasso simples aquele em que a U.T. da fórmula de compasso é uma figura simples (número 2 para mínima, 4 para semínima, 8 para colcheia), isto é, uma figura que pode ser divida em duas partes iguais (subdivisão é binária).


O compasso simples nos nossos hinos também pode ser identificado ao olharmos o número superior da fórmula de compasso. Quando o hino tiver fórmulas de compasso com 2, 3 ou 4 no número superior, os compassos serão considerados compassos simples.

11.3 - Compasso composto


Compasso composto é um compasso em que cada tempo pode ser dividido em três pulsos iguais (subdivisão ternária de cada tempo).


O compasso composto nos nossos hinos também pode ser identificado ao olharmos o número superior da fórmula de compasso. Quando o hino tiver fórmulas de compasso com 6, 9 ou 12 no número superior, os compassos serão considerados compassos compostos.


Como já apresentamos anteriormente, em andamentos mais rápidos, as fórmulas de compasso que têm 6, 9 ou 12 pulsos ( 6/4 | 6/8 | 9/4 | 9/8 | 12/8) também podem ser conduzidas em um padrão de 2, 3 ou 4 tempos.


Quando a velocidade da peça musical que utiliza essas fórmulas de compasso é mais rápida (o que é o caso dos nossos hinos), nós agrupamos os pulsos de três em três e contamos apenas um tempo a cada três pulsos.


Dessa forma, as fórmulas de compasso em 6/4 e 6/8 terão dois tempos (o 1º tempo forte e o 2º tempo fraco), as fórmulas de compasso 9/4 e 9/8 terão três tempos (o 1° forte, o 2º e o 3º fracos), e a fórmula de compasso 12/8 terá quatro tempos (o 1° forte, o 2º fraco, o 3º meio forte e o 4° fraco).


Com essa forma de agrupamento, a U.T. é composta por uma figura pontuada, e por isso o compasso se denomina compasso composto.

Os movimentos de solfejo dos compassos compostos, quando solfejados em 2, 3 ou 4 tempos, são realizados do mesmo modo com que são realizados os movimentos dos compassos simples em 2, 3 ou 4 tempos:

Note também que a forma de solfejo e execução do compasso composto é exatamente igual à do compasso simples com tercinas.

11.4 - Compassos alternados


Compassos alternados são formados pela junção de duas ou mais fórmulas de compasso diferentes, aplicadas alternadamente a cada compasso. No hinário somente temos a junção de duas fórmulas de compasso.


As fórmulas de compasso podem ser escritas no início da partitura junto à armadura de clave, quando então cada compasso alternadamente respeitará uma das fórmulas de compasso, ou podem ser escritas em cada um dos compassos alternados.


No hinário, as fórmulas de compasso estão escritas alternadamente em cada compasso para facilitar a leitura e a regência.

E vamos terminando aqui o conteudo descrito no Fase 11 do MSA.


Você pode encontrar muito mais conteúdo em nossas redes, então vou deixar listado aqui alguns links bem importantes:


Assine nosso canal do Youtube.

Curta a nossa página no Facebook.

Curta a nossa página no Instagram.

Conheça mais conteúdos no nosso Blog


Caso você tenha alguma dúvida, você pode deixar nos comentários aqui embaixo que iremos lhe responder. Caso você tenha uma sugestão para melhora este artigo, também pode nos falar que podemos ir atualizando esse texto com o tempo, para que vocês sempre tenham um conteúdo atualizado.


Ah, uma última coisa. Nós também temos Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MSA , então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.


CLIQUE AQUI PARA CONHECER O NOSSO CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL VOLTADO A CCB


Deus a abençoe a todos e fiquem todos com a Santa Paz de Deus!


Atenciosamente


Douglas Barcala

Professor e Coordenador dos Cursos da Congregar

DESCUBRA COMO 1.600 MÚSICOS ENTRE IRMÃOS E IRMÃS

SE OFICIALIZARAM NA CCB

Nossa metodologia SIMPLES, CLARA e OBJETIVA, vai te ensinar TEORIA MUSICAL para ser APROVADO no TESTE DE OFICIALIZAÇÃO!

CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - MTS E MSA CCB

Dicas do Método Simplificado de Aprendizagem Musical - MSA - CCB

Por Douglas Barcala 31 de janeiro de 2023
Fase 16 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
Por Douglas Barcala 30 de janeiro de 2023
Fase 15 Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
Por Douglas Barcala 29 de janeiro de 2023
Fase 14 do Método Simplificado de Aprendizagem Musical (MSA) da CCB
Mais Postagens