MÓDULO 3 - MTS - CCB
Douglas Barcala • 22 de fevereiro de 2021
CURSO COMPLETO DE TEORIA MUSICAL - CCB
COMPASSO
Compasso é o agrupamento de tempos. Os tempos podem ser agrupados de 2 em 2 (Compasso Binário), de 3 em 3 (Compasso Ternário), de 4 em 4 (Compasso Quarternário), etc.
Os compassos podem ser: simples
ou compostos.
Para determinar o ritmo e a duração das figuras de sons e silêncio, utiliza-se o tempo como medida.
BARRAS DE COMPASSO
Para representar os compassos na escrita musical utilizam-se barras de compasso, também chamadas de barras simples. O espaço entre essas barras é o compasso.

Para concluir a escrita musical usa-se a barra final.

Para separa períodos ou trechos da música usa-se a barra dupla (ex.: nos hinos está entre a estrofe e o coro).

A barra dupla não tem função de barra de compasso (ex.: Hino 7), exceto no final de um período ou trecho quando o compasso é completo (ex.: Hino 80).


Para indicar repetição de um trecho usam-se barras de repetição chamadas sinais de ritornello. A repetição se dará no trecho entre essas barras.

Em alguns casos pode-se usar no fim de um trecho casas de ritornello, que indicam o número de vezes que o trecho deve ser repetido (ex.: hinos 21, 61, 63, etc).

OBS.: toca-se primeiro até a casa 1; na repetição desconsidera-se a casa 1 e toca-se direto a casa 2.

OBS.: toca-se primeiro até a casa 1; repete-se o trecho até a casa 2, na terceira vez desconsidera-se as casas 1 e 2 e toca-se direto a casa 3.
Nota: Ler no Hinário "Instruções de utilização do hinário - Hinos com 'Final" após as estrofes."
FÓRMULA DE COMPASSO - COMPASSO SIMPLES
Os compassos binários, ternários, quaternários, etc. (simples ou compostos) são indicados no início do primeiro compasso por dois números sobrepostos, chamados Fórmula de Compasso.
Em alguns casos, pode aparecer outra
fórmula de compasso no decorrer da musica (ex. Hino 368)

Nos compassos simples, o número superior
é representado pelos números 2, 3, 4
e indica a quantidade de tempos em cada compasso.
O numero inferior indica a figura que tem valor de um tempo, chamada Unidade de Tempo (U.T.);
esta é representada pelos números 2 (mínima), 4 (Semínima), 8 (Colcheia), etc. (vide página 11).

A soma das U.T. forma a Unidade de Compasso (U.C.), que é a figura que representa o compasso inteiro.

ORIENTAÇÃO PARA MARCAÇÃO DOS COMPASSOS
A marcação dos compassos deve seguir o padrão de acordo com as figuras abaixo, lembrando que o gesto e a pronúncia são contínuos, conforme explicado na página 08.

ACENTUAÇÃO MÉTRICA DOS COMPASSOS
Ao ouvir uma música, identifica-se o compasso como binário, ternário ou quaternário, observando-se a
acentuação métrica, que é a combinação de um tempo forte (apoio) com os tempos fracos do compasso.
O tempo de apoio corresponde ao
acento tônico, que é a primeira figura depois da barra de compasso.

Obs.: Os acentos métricos devem ser executados da mesma maneira que acentuamos as sílabas gramaticais das palavras.
METRÔNOMO
Para determinar a marcação do tempo, utiliza-se o
METRÔNOMO DE MAELZEL (M.M.).
O metrônomo é um relógio que mede o tempo musical (andamento). Produz batidas (pulsos) de duração regular, utilizado para fins de estudo.

E vamos terminando o Módulo 3 do MTS.
Você pode encontrar muito mais conteúdo em nossas redes, então vou deixar listado aqui alguns links bem importantes:
Assine nosso
canal do Youtube.
Curta a nossa
página no Facebook.
Curta a nossa
página no Instagram.
Conheça mais conteúdos
no nosso Blog
Caso você tenha alguma dúvida, você pode deixar nos comentários aqui embaixo que iremos lhe responder. Caso você tenha uma sugestão para melhora este artigo, também pode nos falar que podemos ir atualizando esse texto com o tempo, para que vocês sempre tenham um conteúdo atualizado.
Ah, uma última coisa. Nós também temos
Curso Completo de Teoria Musical voltado para o MTS (Método de Teoria e Solfejo da CCB), então se você tem dificuldade em aprender e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.
Finalizando por aqui, espero que o artigo tenha lhe ajudado em algo, e qualquer coisa, basta entrar em contato com a gente. 😉
Deus abençoe e Bons estudos!
Att
Douglas Barcala
Bibliografia:
Alguns conceitos publicados no Método de Teoria e Solfejo com aplicação no Hinário foram retirados de outras obras de cunho didático.
- MACHADO, Rafael Coelho. ABC Musical.
- LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria Elementar da Música.
- PRIOLLI, Maria Luísa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. (1º e 2º Vol.)
- GIOS, Maria Helena Maestre. Percepção e Comunicação Visual - Estudo do Ritmo.
- ARCANJO, Samuel. Lições Elementares de Teoria Musical.
- MED, Bohumil. Teoria da Música.
- HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos.
- GIARDINI, Mônica. Caderno de Regência. 2009.
- BONA, Paschoal. Método Completo de Divisão Musical.
- ALVES, Luciano. Teoria Musical - Lições Essenciais.
DESCUBRA COMO 1.600 MÚSICOS ENTRE IRMÃOS E IRMÃS
SE OFICIALIZARAM NA CCB
Nossa metodologia SIMPLES, CLARA e OBJETIVA, vai te ensinar TEORIA MUSICAL para ser APROVADO no TESTE DE OFICIALIZAÇÃO!